Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Gov de RO apoia campanha do MPF em defesa da etnia Cinta Larga


 Gente de Opinião

Confúcio Moura considera legítima a Carta em defesa da etnia Cinta Larga

A campanha em defesa dos direitos dos índios Cinta Larga, lançada ontem, segunda-feira (3), no Ministério Público Federal, pelo procurador federal Reginaldo Trindade, tem apoio do governo de Rondônia.

Ao participar do evento, em Porto Velho, o governador Confúcio Moura disse que a iniciativa favorece a todos os indígenas brasileiros. Ele também é signatário da carta de apoio à etnia, juntamente com parlamentares e ex-parlamentares de Rondônia.

Confúcio afirma que compreende a angústia do procurador Reginaldo Trindade, que é o responsável pela defesa dos direitos dos Cinta Larga há mais de quatro anos. “É um trabalho grandioso o que ele faz. Esta iniciativa o transforma numa liderança como a dos irmãos Villas Boas, na definição das terras do Parque Nacional do Xingu”.

O procurador convidou parlamentares e ex-parlamentares de Rondônia para discutir e aprovar uma carta de apoio à luta do povo Cinta Larga. Ele leu o texto, que contém 18 itens. O documento detalha os problemas sofridos pela etnia e a ausência de iniciativas do governo federal no cumprimento das garantias devidas aos indígenas, destacando a exploração naturais.

DESINTEGRAÇÃO

A carta ainda aponta que há risco da desintegração física e cultural do povo Cinta Larga e, para evitar a consumação destes fatos, é exigida a união de esforços para fazer cumprir as leis vigentes e regulamentar a exploração de riquezas naturais existentes nas terras ocupadas pela etnia.

Parlamentares como o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, apresentaram sugestões à carta.

Segundo o procurador Reginaldo Trindade, será feita uma busca pelo apoio à causa em outros estados. A etnia Cinta Larga habita faixas de terras nos estados de Rondônia e Mato Grosso. O grupo sofreu, ao longo dos anos, interferências de diversos setores interessados na exploração de madeira e minério da região.

Um dossiê, elaborado durante pesquisa que durou 11 anos, aponta que os indígenas necessitam de assistência em diversas áreas. Muitos deles, contraíram dívidas no comércio na tentativa de prover suas famílias. O Ministério Público Federal contestam muitos destes débitos.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)