Sexta-feira, 24 de agosto de 2007 - 16h15
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está capacitando 33 índios para atuar nas suas comunidades, como Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). A primeira turma começou as atividades de formação na ultima quarta-feira (22/08), na Chácara Pesque-Pague Collombus, em Guajará-Mirim. Na próxima quarta-feira (29/08), na Fazenda Mantovani, em Pimenta Bueno, uma nova turma inicia o processo de formação.
Participam da capacitação, indígenas dos municípios de Vilhena, Comodoro, Cacoal, Aripuanã, Juina, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Alta Floresta e Jaru. Após a conclusão do curso, os novos Aisans serão os responsáveis pela manutenção nos sistemas de saneamento ambiental, além de desenvolver ações de prevenção contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico.
O curso tem duração de dois meses e uma carga horária de 280 horas divididas entre sala de aula, atividades práticas e visitas a instituições que desenvolvem atividades relacionadas ao saneamento ambiental. A formação é coordenada pela responsável do Setor de Capacitação, Lindalva Coutinho de Queiroz e ministrada pelos servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Divisão de Engenharia de Saúde Pública.
Operação dos sistemas de abastecimento de água, utilizada na higiene e consumo; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental são algumas das atividades práticas que serão desenvolvidas pelos futuros Aisans.
Fonte: Júlio Aires
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa
Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)