Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Fiero rejeita aumento nos juros do FNO



A Federação das Indústrias de Rondônia classifica como um erro estratégico a decisão do Governo Federal em elevar as taxas de juros dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), que agora passam a 14,12%, praticamente os mesmos juros da taxa Selic arbitrada pelo Banco central. “Esse aumente de juros do Fundos, pelo menos no caso de Rondônia, fere mortalmente a resistência do Estado em se manter afastado do epicentro da crise econômica que já vem causando tantos problemas a estados mais estruturados”, aponta o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, conclamando a classe empresarial a se unirem em manifesto contra mais essa “caixa de maldade” do Governo Federal.

Reunidos nesta sexta-feira, o conselho de representantes e diretoria executiva da Federação das Indústrias de Rondônia alinharam-se a outras federações de indústrias em movimento uníssono contra a elevação da carga tributária, seja ele de que natureza for, como a malfadada CPMF, que o Governo trabalha para recriar. O aumento na taxa de juros dos Fundos Constitucionais foi de mais de 70 por cento, inconcebível para o momento em que o Brasil atravessa.

Em Rondônia – cuja base da economia ainda está no agronegócio -, inúmeras pequenas, médias e grandes empresas urbanas dos mais variados ramos nascem impulsionados por empréstimos do FNO. Com o aumento das taxas de juros para financiamento anunciado pelo Conselho Monetário Nacional, essa fonte de recursos fica ainda mais difícil de acessar.

Durante a reunião desta sexta-feira, os sindicatos patronais que integram a Fiero criticaram a falta de sensibilidade do Governo Federal ao tentar adotar medidas para superar a crise. “Até mesmo os burocratas do Banco Central foram mais sensíveis ao manter a taxa Selic em torno de 14 por cento. Aumentar as taxas de juros nesse momento, só vai contribuir para aprofundar a crise”, disse o empresário Edson Carlos, diretor-secretário da Fiero.

 

Fonte: Carlos Araújo


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)