Porto Velho (RO) domingo, 15 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Escuridão amazônica é a pior do País


A Amazônia tem a menor cobertura de domicílios atendidos com energia elétrica entre todas as regiões do País, mesmo com o excepcional potencial hidráulico de 120 milhões de megawatts (MW), quase a metade do volume nacional de 260 milhões de MW. O déficit no setor rural da região ultrapassa dois milhões domicílios sem acesso à eletricidade, conforme o deputado Henrique Afonso (PT-AC). Ou a metade, segundo a estatística oficial.

O governo admite essa situação na versão final para consulta do estudo Plano Amazônia Sustentável (PAS), elaborado pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional e Planejamento, Orçamento e Gestão. O PAS abrange a Amazônia Legal, que inclui os estados da região norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o estado de Mato Grosso e a maior parte do Maranhão.

Só um décimo da potência

Para os 260 milhões de MW de potência hidráulica nacional, a Amazônia responde por quase a metade (120 milhões de MW). Contudo, a capacidade instalada restringe-se apenas a 10% desse potencial (12,23 milhões MW), enquanto no restante do País supera os 50% (capacidade instalada de 76,5 milhões de MW para um potencial de 140 milhões de MW).

Conforme o PAS, a produção de energia elétrica somou 51,60 milhões de gigawatts/hora em 2004, com destaque para o Pará (31,39 milhões de GWh), secundado pelo Amazonas, Mato Grosso e Tocantins, todos com produção entre 4,6 milhões e 5,5 milhões de GWh. Gigawatt é  um watt seguido de nove zeros, ou seja, um bilhão de watts.

Câmara abre debate

Na reunião ordinária desta semana a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Henrique Afonso (PT-AC), solicitando audiência pública sobre o assunto.

Afonso reconhece a importância do Programa do governo federal Luz para Todos, que desde 2004 promove a inclusão de comunidades isoladas no atendimento energético, no entanto, lembra as dificuldades vividas pelas populações com difícil acesso à energia. "No Brasil, cerca de cinco milhões de domicílios brasileiros, totalizando 15 milhões de habitantes, não têm acesso à energia elétrica; dois milhões desse total estão nas regiões isoladas do norte", destacou.

Saiba mais:

* Ponto polêmico: o Plano Amazônia Sustentável quer colocar o debate acerca do desenvolvimento da Amazônia no contexto do desenvolvimento do País, inclusive com a perspectiva de revisão de velhas abordagens que predominaram na interpretação da região.

* O relatório governamental expõe 23 itens no subtítulo Amazônia Hoje; dez itens no subtítulo Estratégias para o Futuro; e possui seis anexos.

* A Amazônia Brasileira não deve ser considerada de forma isolada, constatam os técnicos.

* A prioridade estabelecida na política externa do governo federal, de ênfase na integração nacional, leva a uma preocupação maior com a Amazônia Sul-Americana, eles assinalam.

* A Bacia Amazônica e o Bioma Florestal são as principais referências.

                                                     * * *

Fonte: MONTEZUMA CRUZ:
Editor da Agência Amazônia de Notícias e nosso colaborador.
Foto: catarinag.blogs

 


Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal

Parlamento Amazônico debate integração, infraestrutura e desenvolvimento na Amazônia Legal sob liderança do deputado Laerte Gomes

Parlamento Amazônico debate integração, infraestrutura e desenvolvimento na Amazônia Legal sob liderança do deputado Laerte Gomes

O Parlamento Amazônico realizou nesta quarta-feira (12), em Boa Vista, Roraima, a 2ª Reunião do Colegiado de Deputados e Deputadas da Amazônia Leg

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

A mais recente pesquisa realizada pela Data Continental apresentou um retrato das intenções de voto na cidade de Candeias do Jamari, Rondônia, à med

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)