Quinta-feira, 30 de julho de 2015 - 20h27
A Embrapa lança o processo de seleção para viveiristas que queiram multiplicar e comercializar a cultivar conilon BRS Ouro Preto, única certificada do estado. A abertura desta segunda edição inicia às 8h do dia 3 de agosto e prossegue até às 16h do dia 12 de agosto de 2015, horário local de Rondônia, sendo importante que o interessado em participar desta seleção esteja habilitado para produzir mudas clonais de cafeeiro conilon. O objetivo é atender a grande demanda dos produtores e a solicitação do governo e prefeituras, oferecendo mais ofertantes ao mercado.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Frederico Botelho explica que “esta nova seleção de viveiristas é para aumentar a produção de mudas certificadas e potencializar a chegada desta inovação tecnológica às regiões produtores de café de Rondônia e estados vizinho. Com isto, haverá maior produção e consequente aumento de produtividade por hectare plantado”.
BRS Ouro Preto
A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira lançada pela Embrapa no Brasil, sendo resultado de pesquisa conduzida pela Embrapa Rondônia e o Consórcio Pesquisa Café, também é a primeira cultivar de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 22 mil pequenas propriedades no estado. A produtividade desta cultivar é de 70 sacas/ha sem irrigação, podendo chegar a mais de 110 com irrigação.
A BRS Ouro Preto foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do estado e adaptada ao clima e ao solo da região. Sua denominação é uma homenagem ao município de Ouro Preto do Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do antigo território de Rondônia.
Fonte
Texto: Decom, com informações da Embrapa
Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)