Sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 09h22
Em Sessão da Assembleia Legislativa realizada durante a Feira Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira (28), em Ji-Paraná, os deputados estaduais aprovaram projetos de lei de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT) que beneficiam agricultores familiares.
Foram aprovados os Projetos de Lei 064/2015, que obriga os laticínios a informarem o preço do leite antecipadamente; o PL 062/2015, que assegura o nome do cônjuge na Ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron; e o PL 047/2015, que cria a Semana de Incentivo a Agroecologia.
“Estes projetos atendem a demandas antigas dos agricultores familiares, asseguram melhor organização da produção e oferta segurança social e econômica para as famílias”, disse o deputado, ressaltando a importância dos projetos.
Leite
“Nossa proposta torna obrigatória, no ato do pagamento do mês ao produtor, a apresentação do valor a ser pago pelo litro do leite no mês seguinte, o que permitirá ao produtor se programar e organizar melhor sua produção e, assim, garantir o sustento de sua família da forma que lhe convier, sem prejudicar sua produção”, explicou o deputado acerca do PL 064, que é autoria dos deputados Lazinho da Fetagro (PT), Ribamar Araújo (PT) e Adelino Follador (DEM).
Ficha Idaron
Não se trata apenas em incluir o nome do cônjuge, mas também é uma questão social e de garantia de direitos da família. A afirmação é do deputado Lazinho da Fetagro ao defender a aprovação de Projeto de Lei 062, que altera a Lei nº 3.306/2013, determinando a inclusão do nome do cônjuge, também como titular, na Ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron. O deputado justificou a necessária inclusão dos nomes, quer do (a) cônjuge, quer do (a) companheiro (a), para que a titularidade seja exercida pelos dois, deixando de haver apenas um titular.
Agroecologia
Com o PL 047, está instituída a Semana Estadual de Incentivo à Agroecologia, a ser realizada anualmente entre os dias 14 e 20 de outubro. O deputado defende a importância de se demonstrar essa dimensão social da agroecologia e instituir a semana para esse tipo de produção visando não apenas a apresentação do alimento agroecológico para a sociedade, mas permitir a assistência técnica através de palestras e outras ferramentas necessárias aos que se dedicam à agroecologia no Estado.
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)