Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Consed realiza II reunião ordinária em Rondônia


Gente de Opinião

Reunião do Consed acontecerá entre os dias 25 e 26 deste mês, em Porto Velho

Rondônia sediará a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nesta quinta e sexta-feira(26). O evento, realizado trimestralmente, contará com as participações do ministro da Educação, Renato Janine; do presidente do Consed e secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do governador de Rondônia, Confúcio Moura e demais secretários estaduais de Educação do Brasil, na abertura.

Uma vasta programação foi elaborada e consta, dentre outras coisas, de apresentações artísticas e culturais nos intervalos dos debates e palestras que acontecerão.

Entre as apresentações do primeiro dia do evento, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar,  falará sobre repasses de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária Fátima Gavioli apresentará aos demais secretários e participantes o cenário da educação em Rondônia.

No turno da tarde, o secretário de Articulação com os Sistema de Ensino Sase/MEC, Binho Marques, falará sobre “Custo Aluno Qualidade: Avanços e Desafios”, no encerramento das atividades da quinta-feira.  À noite, o governador Confúcio Moura oferece um jantar aos secretários, membros do Consed e autoridades convidadas.

No segundo dia de reunião, o secretário de Educação Básica  (SEB/MEC), Manuel Palácios, palestrará sobre a “Base Nacional Comum e a Construção Participativa”.  A assessora especial do ministro da Educação, Helena Singer, encerra os trabalhos da manhã com a palestra sobre as “Estratégias para Reduzir o Excesso de Laudos Médicos”, tendo como convidados para o debate o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, Rodrigo Almeida de Souza.

No turno da tarde, está programada uma visita a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio das autoridades participantes da reunião do Consed, encerrando-se a programação da II Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
 



Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Ilustrativa
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)