Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assentados têm até 30 de junho para quitar dívidas com desconto de até 80%



Famílias assentadas têm até o dia 30 de junho (terça-feira) para procurar uma agência bancária do Banco do Brasil e Banco da Amazônia e solicitar a liquidação de dívidas contraídas pelas linhas de crédito voltadas para assentados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A renegociação autoriza desconto de até 80% da dívida das famílias assentadas na Reforma Agrária que quiserem liquidar dívidas de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) “A” e “A/C”.

A medida foi autorizada pela resolução nº4.298 do Banco Central de 30 de dezembro de 2013 e teve prazo estendido até o final de junho deste ano pela Resolução nº4347.

A liquidação está disponível para todos os agricultores assentados ou em áreas reconhecidas pelo Incra e também para os beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Sem a dívida o agricultor fica habilitado a acessar novos créditos e tem a possibilidade de melhorar a estrutura e a renda familiar na propriedade rural. Atualmente, 203 mil produtores que acessaram o Pronaf A estão nessa situação.

Sala da Cidadania

Os assentados da reforma agrária com dívidas do Pronaf contraídas no Banco do Brasil podem liquidar ou renegociar o débito via internet. O interessado deve acessar o portal da Sala da Cidadania do Incra no endereço http://saladacidadania.incra.gov.br.

Quem não tem acesso à internet pode procurar uma unidade da Sala da Cidadania instalada nos municípios, que têm acordo de cooperação com o Instituto, ou ainda as unidades do Incra nos estados.

http://www.incra.gov.br/noticias/assentados-tem-ate-30-de-junho-para-quitar-dividas-com-desconto-de-ate-80-0

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)