Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Aélcio da TV pede construção da Ceasa em Porto Velho



O deputado Aélcio da TV (PP), através de proposição aprovada pela Assembleia Legislativa, solicitou ao governador Confúcio Moura a construção de uma unidade da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) em Porto Velho, capital de Rondônia. Cópia da proposição foi encaminha à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária e ao Conder para as providências necessárias.

Segundo Aélcio, Rondônia tem se destacado no cenário nacional como grande produtor de alimentos, principalmente a piscicultura e a pecuária e, em franco crescimento, há a produção de hortifrutigranjeiros, bem como uma grande gama de vários outros produtos com mercado interno abundante.

“Enxerga-se um vasto mercado para que os produtores rondonienses tenham local estratégico para a logística de exportação de alimentos”, disse o parlamentar ao observar que Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima, importam de outros Estados praticamente 100% dos produtos hortifrutigranjeiros que consomem, incluindo Rondônia.

A comitiva rondoniense, composta por parlamentares, empresários e outras autoridades que, no último mês de outubro, percorreu a BR 319 pode constatar esse fato, conforme justificou Aélcio da TV. Ele citou, ainda, que há possibilidade de se alcançar outros mercados com o Estado do Acre e o vizinho País da Bolívia.

“A criação de um espaço para armazenamento e comercialização é de vital importância para os pequenos produtores familiares que, através de políticas que incentivam o cooperativismo e associativismo, terão melhores condições de escoamento da produção e geração de renda. Visualiza-se, ainda, que outros setores como transporte e embalagem tendem acompanhar o crescimento esperado com a implantação da Ceasa em Porto Velho, gerando recurso para Rondônia e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, completou Aélcio da TV.

Fonte:  Carlos Neves

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)