Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

TJRO entrega veículos novos para atendimento às comarcas

Prioridade à Justiça em primeiro grau foi destacada na entrega dos bens públicos


TJRO entrega veículos novos para atendimento às comarcas - Gente de Opinião
Após a entrega técnica realizada pelos representantes da empresa concessionária, 23 camionetes foram oficialmente recebidas em solenidade informal no estacionamento do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nesta sexta-feira.

entregacarros4O desembargador Valdeci Castellar Citon, corregedor-geral da Justiça, destacou a importância da ação, que evidencia a prioridade dada para a primeira instância da Justiça, que é a que atende o jurisdicionado na ponta e precisa da estrutura necessária para esse atendimento. Para o corregedor, o momento representa a ideia desta gestão, que é a valorização do atendimento no primeiro grau.

entregacarros6O juiz Glauco Antônio Alves, da comarca de Ouro Preto do Oeste, falou em nome dos magistrados que puderam vir à capital para acompanhar a entrega.
 
Para ele, o modelo é adequado para as demandas e representa a valorização de quem trabalha nos fóruns. “É uma atitude de otimismo, respeito e consideração pelo trabalho desenvolvido nas comarcas, no primeiro grau de jurisdição”, disse. O magistrado agradeceu ao desembargador Paulo Kiyochi Mori, presidente do TJRO, pela entrega dos veículos novos.

O juiz Rinaldo Forti, secretário-geral do TJRO, destacou que a aquisição dos veículos faz parte da busca de alternativas possíveis para racionalizar os recursos, e responder com maior controle e eficiência às necessidades do TJRO. Isso porque a compra desses carros implicou em expressivo enxugamento da frota. Para aquisição desses 26 novos, foi feita a entrega de 95 usados como parte do pagamento. Os veículos entregues, em grande parte, eram inadequados e já apresentavam grande despesa de manutenção. Desta forma, a frota do Tribunal foi reduzida de 125 para apenas 55 veículos.

entregacarros2Objetivo é atuar com ainda mais economicidade na aplicação dos recursos públicos. Os veículos novos são caminhonetes (Hilux-Toyota), fortes o suficiente para transitar em estradas não pavimentadas, conforme a necessidade, por exemplo, das equipes psicossociais que enfrentam dificuldades de fazer visitas na zona rural, como explicou Elaine Piacentini Bettanin, secretária administrativa do TJRO.

Outras soluções, criativas e modernas, que visam ao controle e à economicidade dos recursos públicos também foram adotadas, tal como a contratação de transporte por aplicativo para deslocamento na área urbana, com redução de quase 70% do custo por quilômetro rodado, até a distribuição de material de consumo por transportadora, que representou maior agilidade na entrega dos materiais e drástica redução do custo com diárias, combustível, manutenção de veículo, proporcionando, ainda, melhor aproveitamento da força de trabalho. A economia estimada com o novo modelo de logística do transporte no TJRO é de cerca de 3 milhões e 600 mil rais ao ano.
 
entregacarros5Estiveram presentes na entrega os juízes de Direito Hedy Carlos Soares, Jaires Tavares Barretmaro, Wilson Soares Gama e a juíza de Direito Marisa de Almeida.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) aderiu ao projeto “Recomeçar”, do Ministério da Justiça, durante evento realizado nesta quarta-feira (21/05)

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, acompanhado de Oficial de Diligências Institucion

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a respeito da situação d

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

O Ministério Público de Rondônia estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece entre os dias 26 e 31 de maio, no Centro Tec

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)