Porto Velho (RO) domingo, 25 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Representante do TJRO apresentou avanços e estratégias durante o evento sediado pelo TJPR


Representante do TJRO apresentou avanços e estratégias durante o evento sediado pelo TJPR - Gente de Opinião

No Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), um importante debate sobre integridade nos órgãos judiciais tomou forma, com destaque para a participação do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Rosemeire Moreira, secretária do Gabinete de Governança do TJRO, apresentou o programa de implantação do Sistema de Integridade do Poder Judiciário de Rondônia, uma iniciativa que visa fortalecer a ética, a transparência e a confiabilidade das ações do judiciário rondoniense.

O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do Paraná no Youtube, atraiu a atenção de especialistas, autoridades e cidadãos interessados no tema, promovendo um ambiente de troca de experiências e conhecimentos acerca da integridade no Poder Judiciário.

Como exemplificou a secretária, o TJRO trabalha com o conceito de que a Integridade é uma ciência comportamental que visa buscar a integridade nas relações humanas, regidas ou não por lei, mediante a aplicação efetiva de ferramentas de gestão, com o propósito de garantir a manutenção do ambiente ético e promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica das instituições.

A edição da Resolução 410 do CNJ, somada à recomendação da auditoria interna para a adoção de boas práticas da gestão pública, a Administração do Tribunal definiu como meta estratégica para 2023 a implantação do Sistema de Integridade. No dia 12 de abril de 2023, houve o lançamento do programa num evento interno em Porto Velho, com a presença do presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o qual reafirmou a confiança da gestão nesse programa.

A iniciativa apresentada por Rosemeire Moreira recebeu reconhecimento institucional e refletiu o comprometimento do TJRO em se posicionar como uma instituição íntegra e confiável perante a sociedade. No dia que antecedeu ao fórum, a secretária e os servidores(as) do GGOV Márcia Duarte e Ediberto Barbosa foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Thiago Martini, oportunidade em que conheceram as instalações setor e participaram de uma breve reunião a qual foram tratadas semelhanças e desafios comuns da implantação do sistema de integridade.

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Febre do oropouche: MPF acompanha medidas de prevenção e combate em Rondônia

Febre do oropouche: MPF acompanha medidas de prevenção e combate em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) cobrou das Secretarias de Saúde de Rondônia e de Porto Velho informações sobre providências de prevenção e combat

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) aderiu ao projeto “Recomeçar”, do Ministério da Justiça, durante evento realizado nesta quarta-feira (21/05)

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, acompanhado de Oficial de Diligências Institucion

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a respeito da situação d

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)