Porto Velho (RO) sábado, 31 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Ramos do Ministério Público em Rondônia lançaram campanha contra assédio eleitoral

Lançamento reuniu autoridades públicas e representantes de entidades para mobilização contra o assédio eleitoral


Ramos do Ministério Público em Rondônia lançaram campanha contra assédio eleitoral - Gente de Opinião

A juíza Letícia Botelho, que representou o TRE no evento, disse que as denúncias podem ser anônimas e ressaltou que todos os órgãos públicos seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A participação dos presentes durante o lançamento da campanha foi elogiada pelo procurador-chefe do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia, Miguidônio Inácio Loyola Neto. “A campanha já mostra seu papel em esclarecer e dialogar com a população em busca de aprimorar seus serviços”, falou.

A desembargadora federal do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Socorro Guimarães, também destacou a união dos órgãos e a cooperação em prol da democracia.

Ramos do Ministério Público em Rondônia lançaram campanha contra assédio eleitoral - Gente de Opinião

Campanha fortalecida - Desde 17 de junho, quando a campanha foi lançada nacionalmente pelo CNMP, os ramos do Ministério Público em todo o país passaram a divulgar imagens e textos educativos em seus perfis nas redes sociais.

 Coações, pressões e promessas de benefícios em troca de apoio político tem se tornado comum, especialmente, no ambiente de trabalho. O assédio eleitoral abrange desde a discriminação até a violência psicológica por orientação política, afetando todos os tipos de trabalhadores.

Segundo relatório do MPT, em 2022, houve um aumento significativo nas denúncias de assédio eleitoral. Até o fim de outubro daquele ano, foram registradas 2.360 denúncias contra 1.808 empresas em todo o país.

O assédio eleitoral pode ser identificado também dentro do serviço público e em outros espaços institucionais, demandando atuação, para além do campo eleitoral, de todo o Ministério Público brasileiro.

A Recomendação CNMP nº 110/2024 dispõe sobre a integração da atuação do Ministério Público brasileiro para o enfrentamento de práticas que afetem a liberdade de voto durante o período das eleições. A recomendação é fruto das atividades desenvolvidas por grupo de trabalho vinculado à Comissão de Defesa da Democracia do CNMP.

Gente de OpiniãoSábado, 31 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Dnit atende recomendação do MPF e apresenta medidas para garantir segurança de ponte em Candeias do Jamari (RO)

Dnit atende recomendação do MPF e apresenta medidas para garantir segurança de ponte em Candeias do Jamari (RO)

Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou um conjunto de med

MPF acompanha inspeções do Conselho Penitenciário de Rondônia em presídios do Cone Sul

MPF acompanha inspeções do Conselho Penitenciário de Rondônia em presídios do Cone Sul

O Ministério Público Federal (MPF) acompanhou, entre os dias 19 e 23 de maio, as inspeções do Conselho Penitenciário de Rondônia (Copen/RO) em cinco

Com atuação do MPE, Justiça Eleitoral libera fraude à cota de gênero em Rolim de Moura e condena partido político

Com atuação do MPE, Justiça Eleitoral libera fraude à cota de gênero em Rolim de Moura e condena partido político

A atuação do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, praticada pelo Partido da Mulher Bra

MPRO recebe cronograma de retomada do concurso da Câmara de Porto Velho

MPRO recebe cronograma de retomada do concurso da Câmara de Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) recebeu na última sexta-feira (23/5) o cronograma detalhado para a retomada do Concurso Público 1/2024 da Câ

Gente de Opinião Sábado, 31 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)