Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Marcelo Tramontini é nomeado coordenador da Abraminj em Rondônia


Marcelo Tramontini é nomeado coordenador da Abraminj em Rondônia - Gente de Opinião

O juiz da Vara Infracional e de Execução de Medidas Alternativas de Porto Velho, Marcelo Tramontini, é o novo coordenador da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude no Estado de Rondônia (Abraminj) no Estado de Rondônia durante o triênio 2020/2022. O convite foi feito pelo desembargador do TJRS, José Antônio Daltoé também presidente da instituição.

Para o juiz rondoniense a nomeação para a entidade representa um engrandecimento na carreira e também a inclusão dos magistrados oriundos de Estados mais distantes na participação e diálogo, em âmbito nacional, no sentido de prover melhorias e avanços nos assuntos que envolvem o a Justiça da Infância e a Juventude. “É amplamente reconhecida como uma entidade não só representativa dos magistrados da infância e juventude, como também uma associação que luta pela implementação dos direitos das crianças e adolescentes em nosso país. Também apoia eventos científicos de magistrados para debater a temática da área. Como coordenador estadual procurarei representar os magistrados em nosso estado, ajudar na divulgação dos princípios da Abraminj e também conseguir novos associados com o fim de fortalecer a magistratura da infância e juventude”, afirma o coordenador da Abraminj em Rondônia, o juiz Marcelo Tramontini.

De acordo com o presidente da Abraminj, desembargador José Antônio Daltoé, a escolha de coordenadores em cada Estado é fundamental para o fortalecimento associativo, o diálogo entre os operadores do Direito nessa área e a apresentação de propostas peculiares para assuntos específicos em conformidade com a realidade regional levando em conta a extensão territorial do país. “O Brasil é muito grande e os estados muitas vezes têm circunstâncias bem específicas, se fazendo necessário que um profissional do lugar tenha o protagonismo de liderar determinada ação. As escolhas foram feitas com base no passado e na folha de serviços do magistrado no âmbito de sua atuação junto à causa da infância e juventude e todos são da minha inteira confiança. Inclusive encaminhei seus nomes ao CNJ/FONINJ para que, quando tiverem necessidades específicas em determinado estado sobre a área da infância e da juventude, valham-se dos conhecimentos e experiências desses colegas”, explica o presidente da associação.

Abraminj

A entidade foi fundada em 11 de outubro de 1968 com a presença de juízes de menores de 19 capitais, convocados pelo então juiz da capital federal, Jorge Duarte de Azevedo. A instalação da associação surgiu após deliberação da Assembleia Geral realizada por ocasião do III Encontro Nacional de Juízes de Menores, criada sob a denominação de Associação Brasileira de Juízes de Menores, com a sede em Brasília-DF.

Atualmente, a Abraminj reúne aproximadamente 900 magistrados da área infanto-juvenil de todo o Brasil. A instituição tem como finalidade a busca pela defesa dos direitos constitucionais das crianças e dos adolescentes e a atuação pela efetiva implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outro pressuposto da instituição é o apoio e o fortalecimento da atuação dos magistrados da Infância e Juventude, a fim de possibilitar o compartilhamento de discussões e experiências que possa contribuir com os trabalhos desenvolvidos na área.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

MPRO adere ao projeto “Recomeçar” do Ministério da Justiça em evento realizado em Brasília

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) aderiu ao projeto “Recomeçar”, do Ministério da Justiça, durante evento realizado nesta quarta-feira (21/05)

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

MPRO realiza diligência sobre funcionamento de ambulância de emergência e urgência do sistema prisional de Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, acompanhado de Oficial de Diligências Institucion

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a respeito da situação d

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

O Ministério Público de Rondônia estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece entre os dias 26 e 31 de maio, no Centro Tec

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)