Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

O Dia das Crianças pode salvar o varejo?


 
Por Marcelo Murin

 

Estamos entrando no último trimestre do ano, e o mês de outubro traz com ele uma boa expectativa de crescimento de vendas no varejo, principalmente pelo Dia das Crianças. Sabemos que a economia não vem bem neste ano de 2014, por isso o varejo apresenta grande confiança no resultado das vendas do dia 12 de outubro, que promete movimentar cerca de R$ 3,5 bilhões no setor, o que representa números 16% maiores que no ano anterior.

Está aí uma excelente oportunidade para começar os últimos três meses do ano com o pé fundo no acelerador das vendas, e embalar forte para buscar recuperação nos resultados do varejo, em um ano que prometia muito e está entregando bem abaixo das expectativas.

Claro que a data por sim só, restringe as categorias que apresentam potencial de crescimento. No entanto, mesmo para o varejista que não tem em seu sortimento produtos e/ou categorias relacionadas ao dia das crianças, sempre há algo a ser realizado no ponto de venda para atrair o shopper, e pegar uma carona no potencial incremento de consumo.

Para a categoria de brinquedos, por exemplo, a data representa 38% das vendas anuais, o que é muito significativo. Mas o que o varejista que não atua nesta categoria deve fazer para agregar vendas neste período?

É evidente que o movimento nas lojas irá automaticamente aumentar, portanto fique muito atento ao que pode atrair seus clientes. Será fundamental manter seus estoques e sortimento adequado com sua estratégia de vendas e também promocional.

Tenha em mente que os tomadores de decisão de compra, invariavelmente estarão fazendo suas compras com grandes influenciadores no processo, que obviamente são seus filhos. Portanto, o que pode atraí-los nos pontos de venda?

É o momento deles, e por mais que sua loja não trabalhe com produtos dirigidos para este target, o varejo pode criar espaços para as crianças brincarem durante as compras dos pais. Ambientar sua loja com a temática infantil, contratar temporários para cuidar das crianças, entregar brindes e brincadeiras para os petizes enquanto mamãe e papai ficam livres para realizar suas compras, certamente pode ser um diferencial enorme entre sua loja e seus concorrentes.

Mais uma vez a diferenciação faz com que você se destaque! E para criá-la, movimente-se. Busque alternativas que impactem seus clientes, e já deixe um “gancho” para o final do ano, pois também pode ser um excelente momento para você plantar as sementes em busca das vendas do final do ano, que será sua última chance de recuperar parte das perdas que a economia de 2014 trouxe ao varejo.

Hora de executar o planejamento e, se você não se planejou, faça-o imediatamente. Temos poucos dias para a reta final do ano. Vá em frente e não perca esta oportunidade. Se o Dia das Crianças vai salvar o ano para o varejo, ainda não temos como saber. Mas, que pode tirá-lo da UTI, isso pode. Boas vendas!

Marcelo Muriné administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-fundador da Officina di Trade.

Fonte: InformaMídia Comunicação / Juliana Colognesi
[email protected]

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CPMI do INSS

A CPMI do INSS

Senado e Câmara se articulam para criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar a roubalheira no Instituto Nacional de Seguri

Reajuste salarial dos servidores da Câmara Municipal de Porto Velho será aprovado na próxima segunda-feira (19)

Reajuste salarial dos servidores da Câmara Municipal de Porto Velho será aprovado na próxima segunda-feira (19)

A Câmara Municipal de Porto Velho deverá aprovar, na sessão plenária da próxima segunda-feira (19), em primeira discussão e votação, a proposta que

Escravidão no Brasi:137 anos após a Abolição, OAB   mantém uma escravidão mais sutil e mais  lucrativa que a do século XIX

Escravidão no Brasi:137 anos após a Abolição, OAB mantém uma escravidão mais sutil e mais lucrativa que a do século XIX

No último dia 13 de maio, o país comemorou   os 137 anos do fim da abolição da escravidão no Brasil, com o advento da assinatura da Lei nº 3.353, de 1

Rocha não está só

Rocha não está só

Quando o assunto é a crise na qual está engolfada a saúde estadual, logo se aponta o dedo na direção do governador Marcos Rocha, atribuindo-lhe a re

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)