Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

AVALIAÇÃO DA INTEROCEÂNICA SUL


AVALIAÇÃO DA INTEROCEÂNICA SUL - Gente de Opinião
A Interoceânica Sul que une os portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan com o Acre e Rondônia, esta totalmente pronta. Uma realidade de integração maravilhosa. Já vão vários meses desde a inauguração dela no ano passado. Para os peruanos e uma incrível oportunidade de levar os produtos de hortifrúti, cimento, barras de aço, pedras de construção, etc. a essas regiões brasileiras, a preços que são muito mais baixos que os que se compram desde São Paulo para o Acre, distante a 5,000 km. de este ultimo Estado.

 Para os brasileiros, as vantagens são muitas também: acesso a exportar aos EEUU e Ásia pelos portos peruanos, aproveitar as vantagens tributarias de varias zonas do Peru para fazer negócios (Amazônia, Serra Alta, CETICOS –espécie de ZPE - em Ilo), ter uma melhora na qualidade dos produtos de hortifrúti que podem chegar em melhores condições que desde São Paulo e outras cidades do Sul do Brasil

 Agora bem, os problemas que se podem constatar até hoje, são os seguintes, em relação a viabilidade desta Rodovia monumental:

- Falta ainda um maior conhecimento tanto dos empresários brasileiros como peruanos das vantagens de esta Rodovia (menor distancia para chegar ao Pacifico, sem usar o porto de Santos), complementariedade dos produtos que se podem comercializar entre Peru e Brasil, custos de importação.
 

- Não existem cargas que estão retornando com produtos. Na maioria dos casos, o transporte chega com carga mas volta vazio ao lugar de origem, produzindo-se o que se chama de “falso frete” o que vem encarecendo o custo do transporte.

- Não há muitas opções de transporte terrestre peruano e brasileiro querendo entrar na Interoceânica, já que o movimento de carga ainda e fraco. O Peru deveria incentivar as transportadoras a modernizar suas frotas, com incentivos fiscais.
 

- Faltam opções de alternativas de despachantes na Área de fronteira brasileira com o Peru.
 

- Deve-se liberar mais rapidamente os produtos que são perecíveis na área de alfândega brasileira, a fim de evitar perdas especialmente de hortifrúti (evitar burocracias).
 

- Deve existir equidade nas negociações brasileira – peruanas, já que a moeda brasileira esta quase 60% mais forte que a peruana em relação ao dólar como moeda comum de negociação.
 

- Os governos deveriam alentar o cultivo durante todo o ano de hortifrúti de exportação ao Brasil, já que muitas vezes os produtos existem mais já estão destinados aos mercados europeus, asiáticos ou americanos; não existindo possibilidades de fornecimento permanente ao Brasil, por falta de planejamento de produtos de exportação.
 

- A Interoceânica e uma vantagem do Peru até Rondônia passando pelo Acre. Estados mais distantes do que isso determinam um frete muito alto e já não competitivo frente aos produtos que podem chegar de São Paulo e o sul do Brasil.
 

- A Interoceânica deve estar complementada com vôos de Lima a Rio Branco e vice-versa, para facilitar as negociações entre os empresários do Peru e Brasil. Por exemplo, linhas aéreas como Trip e Azul no Brasil, deverão procurar parcerias com as peruanas.
 

- Falta divulgação da ZPE do Acre com mais agressividade no Peru, a fim de levar industria com capitais peruanos a nessa área de industrialização especial.

 
Fonte: Francisco Pantigoso Velloso da Silveira

Advogado tributarista internacional

Consultor econômico de intercambio comercial

Representante da Câmara Peru – Brasil no RJ - FEDERASUR

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governos que envergonham!

Governos que envergonham!

O jornalista e crítico social norte-americano Henry Louis Mencken, afirmou certa vez que “todo ser humano decente devia se envergonhar do governo q

Lembrai-vos do Iperon!

Lembrai-vos do Iperon!

O Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho) foi criado na administração do então prefeito Ch

A CPI do INSS

A CPI do INSS

O presidente Lula disse que o governo vai devolver o dinheiro que foi roubado das contas de aposentados e pensionistas do INSS. O presidente do INSS

O Ipam pede socorro!

O Ipam pede socorro!

Tramita na Câmara Municipal de Porto o Projeto de Lei Complementar nº. 10/25, de autoria do executivo municipal, propondo aumento de cargos e reajus

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)