Sexta-feira, 4 de outubro de 2024 - 18h09
Os
pequenos negócios ultrapassam até mesmo as previsões econômicas mais otimistas.
Somente no acumulado deste ano, eles já respondem por 63% dos empregos criados
no país. São pessoas como essas, que se viram o ano inteiro e garantem o
próprio sustento, que contribuem para elevar nosso Produto Interno Bruto (PIB)
a 3% em 2024. São esses empreendedores que produzem renda e fazem a nossa
economia girar. Mas eles são muito mais do que números! Nós, do Sebrae, temos a
missão de impulsionar e dar suporte às micro e pequenas empresas, que
representam 95% dos CNPJs do país.
E é
por isso que, neste 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, queremos
mostrar que os pequenos negócios são tão importantes para as pessoas como são
para a melhora da economia do Brasil. Eles são nossos vizinhos, que muitas
vezes se tornam amigos e parte do nosso dia a dia. Eles são o dono da padaria,
o eletricista, a dona do salão ou da pousada. Mesmo sem nos darmos conta, esses
empreendedores dão vida e movimentam bairros e cidades com seus
estabelecimentos, gerando arrecadação de impostos, o que possibilita a oferta
de serviços públicos à população.
Esse
universo representa 95% das empresas brasileiras. Os imprescindíveis nunca
desistem, sonham e acordam cedo em busca da realização. “Ter o próprio negócio”
é o segundo sonho mais comum entre os brasileiros (59,9%), sendo superado
apenas pelo de “viajar pelo Brasil” (60,6%) (GEM/2022). Sem fantasias ou roupa
de gala, o empreendedorismo exige esforço e trabalho duro. Expressões como
“matar um leão por dia” se adaptam bem aos que decidem iniciar o próprio
negócio. E mesmo na adversidade e nas crises ou dificuldades econômicas, são
essas empresas que mais contratam.
Em
cenários positivos, como o que estamos vivendo agora, quando o governo do
presidente Lula e do Geraldo Alckmin apresenta uma projeção de crescimento,
esses negócios evidenciam ainda mais o papel central que exercem no cenário de
desenvolvimento do país.
Seja
pela importância econômica ou pelo aspecto humano, são reconhecidamente
imprescindíveis para o desenvolvimento do nosso país. É com foco na valorização
desses negócios tão importantes para a vizinhança que o Sebrae retoma a
campanha “Compre do Pequeno”, lançada em 2015 e que, agora, traz como mote
“Quem compra do pequeno negócio vira fã”. Assim como um fã, como cidadão e
agora, presidente do Sebrae, a minha expectativa é que esses negócios continuem
gerando emprego, inclusão e renda. Muitas vezes, na base do simples “boca a
boca”, da certeza da prestação de um serviço de excelência, essas empresas se
consolidam rapidamente, o proprietário ganha fama e é reconhecido,
transformando o negócio em sobrenome. Quem nunca conheceu a “lojinha do seu
João” ou o “mercadinho da dona Teresa”?
Por
isso, queremos ouvir histórias e agradecer, dando nome e visibilidade a quem
faz acontecer na sua rua, no seu bairro, na sua cidade. Não faltam motivos para
sermos fãs das micro e pequenas empresas distribuídas pelo nosso país. Sem
falar nos motivos para indicarmos esses empreendedores – que frequentemente
conhecem e atendem famílias inteiras, às vezes por mais de uma geração – e
gerarmos uma poderosa corrente do bem. Contamos com o engajamento de todos em
prol da inclusão produtiva e afetiva das micro e pequenas empresas do Brasil.
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