Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

O país dos bodes expiatórios


O país dos bodes expiatórios - Gente de Opinião

Adágios populares nem sempre revelam mais que crenças e preconceitos, motivo pelo qual a frequência com que constituem moda num determinado momento, logo passando ao esquecimento. Adágios, porém, têm vida cíclica, ou seja, vão e voltam justificando, assim, a realidade a que se aplicam.

Testemunha-se no Brasil de hoje o ressurgir de muitos desses ditos que a sabedoria popular criou e que se manifestam geralmente quando a ciência convencional não consegue explicar os fenômenos.

Ensina-nos uma dessas sentenças que, “em casa onde falta pão, todos reclamam e ninguém tem razão”. Parece ser exatamente isso ao que assistimos no país. Metidos até o pescoço em uma crise econômica, social, moral e política, substituímos nossa capacidade de rapidamente sair dela pela atribuição de buscar culpados.

Muitas são as causas da crise contra a qual se debate o país, dela se não pode isentar a maioria da classe política, que não revela interesse pelo bem comum da mesma forma e com a mesma intensidade com que defende seus próprios e mesquinhos interesses. De alguns administradores da coisa pública pode-se dizer que não compreendem com exatidão o papel que lhes incumbe, como mandatários da vontade popular.

Na outra ponta, temos o segmento empresarial, cuja maioria, sabe-se há muito tempo, professa uma única fé, a um único deus, o lucro, enquanto os trabalhadores, facilmente se tornam massa de manobra de lideranças oportunistas de seu próprio meio ou de meia dúzia de políticos igualmente oportunistas. Enfim, todos os segmentos concorrem para a crise, mas nenhum admite ter parcela de culpa no processo.

O resultado disso é buscar bodes expiatórios fora de nossos círculos de atuação, com os segmentos envolvidos acusando-se reciprocamente, uns culpando os outros pelos seus erros, gerando, assim, um círculo vicioso , que a ninguém aproveita, deixando todos com a sensação de perda, enquanto a crise não se resolve; antes, porém, agrava-se.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

5 cortes de cabelo que valorizam os fios grisalhos

5 cortes de cabelo que valorizam os fios grisalhos

Os cabelos grisalhos hoje são celebrados como símbolo de autenticidade, estilo e elegância, tornando uma tendência nos visuais. Com o envelhecimento

Quando o plano de saúde vira um problema: saiba como agir diante de reajustes excessivos?

Quando o plano de saúde vira um problema: saiba como agir diante de reajustes excessivos?

Milhares de brasileiros se deparam, ano após ano, com reajustes inesperadamente altos nos planos de saúde, aumentos que, em muitos casos, ultrapassam

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

A busca por opções de entretenimento online nunca esteve tão em alta. Assistir a filmes e séries em diferentes dispositivos, com praticidade e varie

Validação de domínios: por que checagens superficiais já não bastam

Validação de domínios: por que checagens superficiais já não bastam

Em um mundo onde a identidade digital se tornou o principal ponto de contato entre empresas e seus públicos, validar domínios de forma eficaz é uma

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)