Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

Homenagem aos entusiastas da morte


Homenagem aos entusiastas da morte - Gente de Opinião

“Dia do médico”, “dia dos professores”, “dia do biólogo” -- datas como estas são criadas com o objetivo de prestar homenagem a profissionais cujos trabalhos são importantes e positivos para a sociedade.

Agora, os deputados estaduais do Amazonas resolveram inovar negativamente. No dia 16 de outubro, aprovaram o Projeto de Lei 305/2019, de autoria de Roberto Cidade (PV-AM), que institui o “Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador”. É a primeira vez que o Brasil cria uma data para celebrar a prática de um crime.

Digo crime porque, salvo raras exceções (todas elas questionáveis em seus aspectos éticos e legais), a caça continua sendo proibida no Brasil. O projeto é, em resumo, um elogio à violência.

A retórica da força e do justiçamento vem ganhando força recentemente. As vidas humanas e animais são tratadas com descaso e indiferença crescentes. Celebrar aqueles que se divertem matando e colecionando armas é um incentivo à cultura do ódio e do extermínio.

Chama atenção que o autor do PL seja do Partido Verde, agremiação que, em tese, deveria primar pelo respeito à vida e ao meio ambiente. Ao enaltecer a posse de armas e a prática de assassinar seres sencientes, o deputado Cidade joga na lama o significado da legenda à qual pertence.

Cabe agora ao Governador Wilson Lima vetar o Projeto de Lei. Em um momento tão delicado, em que assistimos ao avanço da degradação ambiental -- o desmatamento do bioma amazônico continua batendo recordes e o garimpo avança sobre as terras indígenas --, sancionar a lei que exalta os entusiastas da morte e da crueldade tem um forte e preocupante significado.

*Silvana Andrade é presidente e fundadora da ANDA -- Agência de Notícias de Direitos Animais.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A liberdade de expressão e seus limites

A liberdade de expressão e seus limites

A questão da liberdade de expressão sempre foi uma coisa delicada. E se torna ainda mais em países onde não existe uma tradição democrática consolid

Papa de todos, todos, todos…

Papa de todos, todos, todos…

“Nasceu na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

O MDB de Rondônia foi conduzido a uma realidade institucional dramática, rigorosamente incompatível com a agremiação vigorosa que comandou, por dive

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de vivenciar de perto diferentes culturas organizacionais. Algumas empresas exalavam

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)