Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

Governo Austríaco: um indício de coligações para futuros governos na União Europeia


Governo Austríaco: um indício de coligações para futuros governos na União Europeia - Gente de Opinião

Coligação dos Partidos ÖVP e Verdes na Áustria possível Modelo para a Alemanha em 2021?

 

A formação do novo governo austríaco de coligação de Conservadores e Verdes, sob a orientação do novo Chanceler Sebastian Kurz, constitui uma novidade com caracter exemplar, numa Europa onde parece passar a não haver regras para a mistura de cores políticas.

 

O governo empossado (07.01.2020) tem 17 membros, dos quais oito são ministras. A Coligação conseguiu aproximar os temas de política migratória com os planos de preservação do clima.

 

Kurz continua fiel ao seu tema político da imigração e tem a chance de ganhar terreno perdido em relação ao seu governo anterior de coligação com o FPÖ („populista“).

O mérito de Kurz vem da sua grande capacidade diplomática e da sua vontade de compromisso.

 

Não será fácil a missão deste governo mas tem a grande vantagen de formar uma equipa capaz de puxar também o carro dos muitos  indignados.

 

O presidente federal Van der Bellen fez um apelo aos empossados acentuando: “E peço-vos que continuem em conversa, tanto com os vossos adversários como com os vossos fãs. Em resumo, mantenham-se em contato com a Áustria” (1).

 

Esta estreia na Áustria entre Conservadores  (ÖVP) e Verdes poderá ser um indício para o que acontecerá nas peróximas eleições alemãs (CDU/CSU e Verdes!). Os Verdes definem-se no seu programa pelo princípio “democracia de base, não violenta, ecológica, solidária, feminista, independente”. O partido ÖVP representa o espaço burguês, conservador e liberal tendo como fonte de orientação social a doutrina social católica.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=5768  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A liberdade de expressão e seus limites

A liberdade de expressão e seus limites

A questão da liberdade de expressão sempre foi uma coisa delicada. E se torna ainda mais em países onde não existe uma tradição democrática consolid

Papa de todos, todos, todos…

Papa de todos, todos, todos…

“Nasceu na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

O MDB de Rondônia foi conduzido a uma realidade institucional dramática, rigorosamente incompatível com a agremiação vigorosa que comandou, por dive

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de vivenciar de perto diferentes culturas organizacionais. Algumas empresas exalavam

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)