Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

Elevado número de mortes entre 13 a 18/05 indica grande subnotificação de casos confirmados


Elevado número de mortes entre 13 a 18/05 indica grande subnotificação de casos confirmados - Gente de Opinião

O número de mortes disparou assustadoramente nos últimos cinco dias, de 14 a 18 de maio deste, com um total de 33 novos óbitos. Esta quantidade equivale praticamente ao total de mortes ocorridas de 1º a 13 de maio, que foi de 34 óbitos.

Comparando este crescimento do número de mortes com o de novos casos confirmados, também, nos últimos 5 dias, constata-se que que estas 33 mortes  (83-50) representam um aumento de 66%. Neste mesmo período o número de novos casos foi de 431 (2.043-1.612), um crescimento percentual de 26,74%; ou seja, bem menos do que a metade do percentual de óbitos.

Esta desproporção tão grande - entre os crescimentos percentuais de novos casos e de mortes - indica um elevado número de subnotificações, provavelmente decorrente do baixo número de testes realizados. Com a baixa testagem o número de infectados cresce bem menos e fica subnotificado; já com o número de mortes não dá, ou é muito mais difícil, ficar subnotificado.

Analisando um período maior do que os últimos cinco dias, comparando a evolução de casos confirmados e de mortes a partir do Decreto do governador de 26/04/2020 até 18/05, o crescimento percentual no período foi de: 461,26% no número de novos casos e 730% na quantidade de novos óbitos, outra clara evidência de grande subnotificação, planilha anexa.

ANÁLISE DO CRESCIMENTO DO CORONAVÍRUS A PARTIR DE 26/04 **

- 1.679 novos casos de infectados no ESTADO a partir 27/04, crescimento de 364 para 2.043, um aumento de 461,26%; já o número de mortes aumentou de 10 para 83 ou 730% a mais.

- 1.320 novos casos de infectados somente em PORTO VELHO no mesmo período: subiu de 260 para 1.580, um aumento de 507,69%. Importante ressaltar que 77% dos casos confirmados no Estado estão em Porto Velho.

- Últimas 24 HORAS: no Estado todo houve 80 novos infectados, um aumento de 4,08%, sendo que deste total 71foram em Porto Velho. Já as mortes nas últimas 24 horas totalizaram 9 ou mais 12,16%. Estas nove mortes é o maior número em um dia desde o início da pandemia, o recorde anterior foi de 7 em 16 de maio.

* Itamar Ferreira, advogado e autor da coluna.

** A planilha anexa, elaborada pela coluna “Reticências Políticas”, considera a evolução do coronavírus a partir do Decreto do governador de 26/04/2020.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 A fraude do INSS e o direito da pessoa idosa

A fraude do INSS e o direito da pessoa idosa

Em meados de abril, a Polícia Federal deflagrou um esquema fraudulento bilionário envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A descobe

5 cortes de cabelo que valorizam os fios grisalhos

5 cortes de cabelo que valorizam os fios grisalhos

Os cabelos grisalhos hoje são celebrados como símbolo de autenticidade, estilo e elegância, tornando uma tendência nos visuais. Com o envelhecimento

Quando o plano de saúde vira um problema: saiba como agir diante de reajustes excessivos?

Quando o plano de saúde vira um problema: saiba como agir diante de reajustes excessivos?

Milhares de brasileiros se deparam, ano após ano, com reajustes inesperadamente altos nos planos de saúde, aumentos que, em muitos casos, ultrapassam

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

A busca por opções de entretenimento online nunca esteve tão em alta. Assistir a filmes e séries em diferentes dispositivos, com praticidade e varie

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)