Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

As melhores dicas para ter um casamento estável e duradouro

Perdoar é mais importante que ter a razão.


As melhores dicas para ter um casamento estável e duradouro - Gente de Opinião

Ter um casamento duradouro nunca foi tão difícil. Cada vez mais, há casos e mais casos de divórcio. É como se as pessoas desistissem da relação na primeira crise, esquecem que assumiram um compromisso. Casar, é isso, aturar os bons e os maus momentos, as crises e as epifanias, se você estiver disposto a passar por isso, pode abrir o questionamento do porque aceitou casar.

O segredo para ter uma relação longo é engolir muito sapo, aceitar muita coisa, e se livrar da obsessão pela razão. Isso mesmo, é abrir mão de estar certo, é dividir seu tempo com o problema do outro e incentivar seu parceiro quando você estiver cansada. Amar, é doar-se.

Para aqueles que desejam descobrir os mistérios da longevidade, o site de relacionamento Meu Rubi, conversou com o pastor e ministro do curso “casados para sempre” André Moreira. Em conjunto com ele, preparamos uma lista com dicas para o casal que deseja melhorar a relação e aumentar o respeito entre si. 

 

- Respeito: o respeito é a base para bom relacionamento, pois, sem ele, não há empatia. Quando conhecemos alguém a fundo, sabemos seus medos e segredos. Então, é fácil magoá-lo e ultrapassar a linha entre alertá-lo e falar algo para ofender na hora da raiva. Respeite a personalidade, os gostos, o jeito, a educação e maneira que ele pensa, afinal de contas, antes de casarem você já sabia quem ele era.

 

-Companheirismo: seja o melhor amigo do seu cônjuge. Demonstre que você se importa com ele, queira saber sobre seu dia, o conforto nos momentos difíceis, dividam as tarefas domésticas, saiam para se divertir. Em resumo, esteja presente na vida dele.

 

-Amor: Diga todos os dias o quanto você o ama, porque se apaixonou por ele, o que você mais ama que ele faça, comente sobre sua beleza, fale. A rotina acaba com o romantismo, o faça se lembrar todos os dias por que ele fez a escolha certa. Não meça palavras nesses momentos, ou melhor, não economize em atos. Palavras bonitas encantam o coração, mas se não acompanhadas gestos iguais se tornam vazias.

 

-Razão: segundo o pastor André, a necessidade dos casais em estarem certos é o maior motivo das brigas. Muitas discussões poderiam ser evitadas se um dos lados cedesse. Ele faz uma reflexão sobre esses desentendimentos “Você prefere razão a ter paz?”, é preferível mesmo estar certo e estar feliz? ou melhor, existe certo e errado?

 

-Perdoar: perdoar é abrir mão da razão para alcançar a paz. Quando dizemos perdoar, não queremos que esqueça o que foi feito, o estrago que lhe foi causado ou a dor que sofreu. É mais sobre se libertar desse sentimento de querer estar sempre certo e transcender como pessoa. 

 

-Compartilhar responsabilidades: assim como as contas da casa são divididas, as tarefas domésticas também têm de ser. Os dois lados, devem entender que os afazeres da casa são extremamentes cansativos e que ele é um serviço sem fim. Assim como é responsabilidade do casal manter as contas da casa em ordem, também deve de ser mantê-la limpa e organizada. 

 

-Independência: a casal sabe que pode contar um com o outro, porém, algumas tarefas geralmente são destinadas àqueles que teriam maior facilidade em executá-las, isso é ótimo. O problema, está quando o casal se acostuma com isso, e deixa sempre tal responsabilidade para somente aquela pessoa. Por exemplo, sua mulher pode ser a responsável pelos filhos na escola, mas, é sua obrigação saber o que está acontecendo com eles e se ela precisa de ajuda. Os dois podem ter suas independências e responsabilidades, mas, isso não pode impedi-los de serem pró ativos em outras áreas.

 

Essas dicas, servem para balancear as responsabilidades, o afeto e também frisar sobre o perdão. Aqueles que não estão dispostos a se desculpar, a serem culpados, a deixar a razão de lado e abrirem o coração para o perdão, são os primeiros a falharem nas relações pessoais. Ame sua família e demonstre isso com atitudes e palavras, eles são seu maior bem e seu legado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A liberdade de expressão e seus limites

A liberdade de expressão e seus limites

A questão da liberdade de expressão sempre foi uma coisa delicada. E se torna ainda mais em países onde não existe uma tradição democrática consolid

Papa de todos, todos, todos…

Papa de todos, todos, todos…

“Nasceu na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

Impasse no comando estadual trava reestruturação do MDB em Rondônia

O MDB de Rondônia foi conduzido a uma realidade institucional dramática, rigorosamente incompatível com a agremiação vigorosa que comandou, por dive

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de vivenciar de perto diferentes culturas organizacionais. Algumas empresas exalavam

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)