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Aprenda como funciona o funil de Vvendas e como desenvolvê-lo


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O funil de vendas é a representação das etapas percorridas pelo consumidor. Desde o clique inicial, a primeira visualização da marca, até a concretização da venda. 


O Marketing Digital e suas estratégias entram em cena, então, para criar o funil. Ao gerar os leads, nutri-los e convertê-los. Vamos por partes, tá legal?


O que precisa entender agora é que todo degrau é importante até chegar ao objetivo final. Se para o cliente é conseguir o produto ou serviço que solucionará o seu problema, para o empreendedor é o fechamento do negócio. 


Aprenda como funciona o funil de vendas e como desenvolvê-lo! 


Por que o funil de vendas é tão importante


O ciclo de vendas é essencial para o Marketing Digital. O grande diferencial de muitas empresas é não abrir mão do acompanhamento dos clientes em cada etapa. Entretanto, é crucial compreender como funciona para agir de forma eficaz na Web. 


Aliás, é crucial entender também como o cliente vê sua marca. Por que ele a prefere e o que ele pensa. Lembre-se que o cliente é determinante nesse processo do início ao fim, ok? 


Os consumidores pesquisam diariamente no mundo digital (e fora dele) produtos qualitativos. Ideias inovadoras. Serviços confiáveis e prestativos. Atendimento ao cliente que seja diferenciado. Marcas que refletem autoridade no mercado, que oferecem canais de comunicação. Tudo isso é fundamental para que o mero admirador torne-se consumidor do negócio.


Durante a jornada de compra, a concorrência também é analisada. Para que sua venda não seja “roubada”, o conjunto de estratégias do funil de vendas deve ser efetivado até o fim.


Outro ponto diferencial é a preferência pelo trabalho das agências de Marketing Digital como a Sinnapse Agência. para a empresa. Atuam na Web com consciência e consistência. Mapeando todas as oportunidades que o funil de vendas apresenta e contribuindo com metas claras e personalizadas de acordo com o perfil do público-alvo. 

Como funciona as etapas do funil de vendas


Quando falamos em funil vem a mente o formato de um objeto, não é mesmo? É como um triângulo com entrada enlarguecida e o final bem mais estreito. É exatamente como o instrumento que pensamos. O funil é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. 

 

Topo do funil


O topo do funil representa a ampla variedade de cliques e visualizações que a página da empresa recebe. São inúmeros visitantes que navegam pelo site, admiram as novidades e preços. Contudo, nem todos permanecem até o final do funil, ou seja, nem todos os visitantes da plataforma comprarão produtos ou contratarão serviços.


A ideia do funil é justamente guiar os usuários mais interessados, captar o maior número possível de pessoas e torná-los clientes.


O objetivo aqui é mostrar aos usuários que precisam solucionar um problema. Isso acontece através de materiais produzidos para o Marketing Digital. Tais como:


  • Posts em Blog - Produção de Marketing de Conteúdo (temas relevantes);


  • Postagens em Redes Sociais - Para alavancar o fluxo de tráfego com conteúdo em Facebook, Instagram, Twitter e etc;


  • Infográficos - Conteúdos de linguagem simples e explicativo em imagens, sons, gráficos e etc.


O usuário percebe que existe algo a ser resolvido, um produto que pode ajudá-lo um assunto que é de seu interesse. Sua atenção foi captada.


Meio do funil


Quando o usuário chega ao meio do funil, muito provavelmente, já se tornou um lead. Persiste tentando entender como resolver sua questão. O fato ocorre após a leitura dos conteúdos demonstrados no topo do funil. Por exemplo:


Uma internauta com pele oleosa leu no blog de marca conceituada de hidratantes como é importante cuidar da pele. Nesse momento, ela entende que precisa fazer algo para melhorar o seu aspecto. Então, parte para uma pesquisa mais detalhada sobre produtos e tutoriais de uso de hidratantes. Analisa como funciona o tratamento, sua eficácia e a qualidade da marca. Incluindo pesquisas sobre avaliação de outros consumidores.


Essa investigação e julgamento é o meio do funil de vendas. É importante frisar que o consumidor não deve se sentir sufocado. Precisa ter o tempo que achar necessário para comprar o produto.


Nesta fase, o Marketing Digital pode trazer:


  • E-books - Guias completos com material relevante aos potenciais clientes. Assuntos diretos ou indiretos; mas esclarecedores. Como: 


Passo a passo para usar hidratantes diariamente” 


ou 


“Veja o tutorial de como tratar a pele com o hidratante X”.


  • Links com PDF - Destacar nas mídias sociais material exclusivo e completo sobre o que os internautas pedem.


  • Novos posts em Blog - Novos materiais atrativos que realcem o que já foi falado em outros textos. Ou seja, reforçar a importância dos visitantes de comprarem os produtos.


Fundo do funil


Chegou o momento da avaliação final. É o momento em que ele define que é com sua marca que irá contar. O consumidor analisa todas as possibilidades, incluindo ideias de concorrentes no mercado.


Por isso, é fundamental não largá-lo na mão em nenhum momento. Mostrar que sua empresa está pronta para auxiliá-lo. Mostrar que tem as ferramentas mais confiáveis e mais importantes. Mostrar que ele estará amparado também após a compra, caso haja algum problema com o produto adquirido. 


É a hora de trazer à tona o diferencial que só sua empresa tem. Quando percebe que seu empreendimento tem a melhor solução, o melhor preço, a melhor entrega e ótima margem de avaliação, concretiza a venda.


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