Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

TCE decide pela reprovação das contas municipais de Machadinho do Oeste


TCE decide pela reprovação das contas municipais de Machadinho do Oeste  - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), durante a primeira sessão plenária deste ano, emitiu parecer prévio sobre as contas do município de Machadinho do Oeste, relativamente ao exercício de 2016, as quais não estão em condições de receber aprovação pela Câmara de Vereadores local. 

Os motivos do parecer (Processo nº 2047/17) desfavorável à aprovação foram irregularidades e impropriedades detectadas pela Corte de Contas como a insuficiência para cobertura de obrigações financeiras, contrariando disposto legal em razão da insuficiência de disponibilidade de caixa para cobertura das mencionadas obrigações assumidas naquele exercício. 

Ainda no parecer foi registrado descumprimentos da legislação vigente por, entre outros, realizar abertura de créditos de modo irregular; inexistência de regulamentação no âmbito municipal para cobrança administrativa de dívida ativa; falhas no cancelamento de empenhos; inconsistências de informações contábeis; projeção errada da meta do resultado nominal em relação à dívida fiscal líquida. 

Assim, ao atual gestor, foram feitas 13 determinações, como a adoção de medidas para correção e prevenção da reincidência das irregularidades apontadas pelo TCE em seu parecer prévio; a realização de ajustes de cunho contábil e financeiro para corrigir distorções identificadas pela Corte. 

Também que o gestor observe alertas, determinações e recomendações proferidos em decisões anteriores do TCE, assim como institua plano de ação com o objetivo de promover a efetiva arrecadação de todos os tributos de competência do município; realize medidas visando elevar o índice de desenvolvimento da educação básica. 

Relativamente ao Controle Interno, deve a unidade acompanhar e informar, por meio do Relatório de Auditoria Anual, as medidas adotadas pela administração quanto às determinações da decisão plenária, manifestando-se sobre o atendimento ou não das determinações pela municipalidade. 

LIMITES 

De acordo com o parecer prévio do TCE-RO, do total da receita efetivamente arrecadada pelo município de Machadinho, 54,67% foram gastos com pessoal, portanto, acima do limite máximo permitido pela LRF, que é de 54%. 

Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Machadinho, ao longo do exercício 2016, aplicou na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino o percentual de 32,02% da receita e o equivalente a 22,2% em ações e serviços públicos de saúde. Nesses casos o mínimo legal exigido para aplicação é de 25% e 15%, respectivamente. 

Também cumpriu o Poder Executivo do município de Governador Jorge Teixeira as disposições constitucionais no que tange aos repasses ao Legislativo municipal com 7%, dentro, portanto, do limite legal permitido, que é de 7%.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Considerado um dos cartões de apresentação da cultura, comida e artesanato de Porto Velho, o Mercado Central passou por uma reestruturação em sua rede

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)