Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário sobre o Sipia acontece em Ji-Paraná



O 1º Seminário sobre o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (Sipia) iniciou na manhã de hoje (29), visando capacitar os conselheiros tutelares dos municípios da região, no auditório do Shopping Cidadão em Ji-Paraná. O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). “O Sipia é um sistema Nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sistema tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base real em todos os estados para formulação de políticas públicas no setor“, informou a administradora do Sipia, palestrante Dilma Santos, que representou a secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Pires.

A abertura do evento aconteceu com apresentações culturais e do Sipia, conscientização da importância do sistema e debates. O evento contou com a participação do secretário regional, Ari Saraiva, coordenador do Núcleo da Defensoria Pública no Shopping Cidadão, defensor público Marcus Edson de Lima, representante regional de Assistência Social, Gutemberg Germano, entre outros. “O Sipia é uma ferramenta que fornece com agilidade e rapidez às informações às diversas instâncias municipal, estadual e federal”, comentou Ari Saraiva, ressaltando que o cadastramento on-line vai facilitar o trabalho dos conselheiros.

Dilma Santos disse que até o final deste ano o Sipia será implantado em Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Theobroma, Vale do Anari, Urupá e Vale do Paraíso. Os benefícios da utilização do Sipia são: Padronização das informações, facilidade para registrar as informações, agilidade no processo decisório, registro da história de uma criança ou adolescente e possibilidade de intercâmbio de informações. “A base do Sipia é o Conselho Tutelar para qual se dirigem de imediato às informações e demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados à criança e ao adolescente”, explicou a coordenadora. O seminário encerra hoje com mensagem reflexiva, palestras e debates.

Brinquedos

Durante a abertura do evento, a organização entregou simbolicamente brinquedos para representantes de 21 entidades sociais. De acordo com o representante regional de Assistência Social, Gutemberg Germano, estão sendo entregues 6.536 brinquedos para estas entidades. “Esta entrega faz parte do Projeto Brinquedos, que visa a sócio-educação e recreação para crianças atendidas pela rede socioassistencial”, finalizou Germano.

Fonte:Carolina Camilo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Considerado um dos cartões de apresentação da cultura, comida e artesanato de Porto Velho, o Mercado Central passou por uma reestruturação em sua rede

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)