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Rodovia da Soja é finalizada no Cone Sul do Estado


Responsável pela produção de aproximadamente 80% de toda a safra de grãos de Rondônia e também pela forte influência econômica na criação de bovinos no estado, a região do Cone Sul tem mais uma opção de estrada para o escoamento da produção agropecuária, a Rodovia da Soja.

A estrada, com 84 quilômetros de extensão, liga em dois pontos a RO-370 (também conhecida como Rodovia do Boi ou Estrada do Progresso), com cerca de 200 km de extensão à Cone Sul e Zona da Mata.

O governador Confúcio Moura e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, vão ao Cone Sul neste sábado (24) inaugurar a Rodovia da Soja, construída pela Residência do DER em Colorado do Oeste.

Ao autorizar a abertura da estrada, o governador Confúcio destacou a importância da Rodovia da Soja para os produtores. “A região é uma das principais arrecadadoras de impostos de Rondônia. Nada mais justo o Estado devolver à população os impostos em forma de benefícios”, frisa.

Lucio Mosquini destaca que os 84 km da Rodovia da Soja receberam os padrões do Projeto Estradão, com os serviços de patrolamento, encascalhamento, abertura lateral, cortes de morros elevados, eliminação de curvas perigosas, além da recuperação de pontes velhas de madeira. O diretor salienta ainda que no próximo ano o DER irá eliminar as pontes velhas de madeira por bueiros armcos (tubos metálicos).

O investimento na estrada, de acordo com Mosquini, gira em torno de R$ 1 milhão. “Estamos executando este serviço com servidores do quadro do DER e com maquinário próprio. Tudo isso porque o Governo investiu na estruturação do órgão, com a contratação de servidores concursados e com a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos”, ressalta.

A abertura da estrada foi coordenada pelo residente do DER em Colorado, Ricardo Nascimento, com o acompanhamento do diretor executivo do órgão, Rodrigo Viana. A Rodovia da Soja tem início na RO-370, em Corumbiara, e percorre 84 km até chegar novamente à RO-370, já na região de Parecis. Foram 56 dias de trabalho.

Fonte: Nilson Nascimento – DER /Decom

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