Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto de desenvolvimento regional é lançado no Vale do Jamari


Projeto de desenvolvimento regional é lançado no Vale do Jamari - Gente de Opinião

Com auditório lotado, o diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Valdemar Camata Junior lançou oficialmente o projeto Liderança para o desenvolvimento Regional (LIDER) em Ariquemes na noite de quarta-feira (19). Todas as ações a serem desenvolvidas serão pensadas para o desenvolvimento da região do Vale do Jamari, composta por 10 municípios. A iniciativa faz parte de um Programa Nacional, onde o Sebrae disponibiliza metodologia, além de apoiar a mobilização e realizar a integração de lideranças selecionados através de critérios próprios, com objetivos de elabora agendas regionais de desenvolvimento.

Camata lembrou a importância do desenvolvimento da liderança empreendedora para busca de soluções de problemas que atingem os municípios. “Municípios com líderes ativos e que pensam no bem do município conseguem se desenvolver com mais facilidade e conseguem superar as adversidades”, destacou.

O projeto LIDER tem metodologia própria, que será repassada aos participantes ao longo de oito encontros. As propostas vão subsidiar documentos a serem encaminhados aos gestores públicos, como forma de embasar uma cobrança formal. No decorrer dos encontros, outras alternativas para o desenvolvimento regional também serão apresentadas pelos participantes.

Para a analista técnica do Sebrae Maria Tereza Marangon, coordenadora estadual das ações do LIDER, a região do Vale do Jamari é a segunda a receber o projeto, que já foi lançado na região de Cacoal/Pimenta Bueno. “O objetivo é cobrir todo o estado e levar essas ações para todos os municípios de Rondônia, fazendo com que os líderes de cada cidade criem propostas e sugiram ações para melhorar a vida dos moradores de suas localidades” acrescentou.

REPERCUSSÃO

A proposta foi bem recebida pelos participantes do encontro. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Francisco Hidalgo Farina, destacou a necessidade urgente da sociedade civil organizada participar da construção de políticas públicas. “Esse projeto vem em boa hora, pois precisamos nos movimentar e criar um cenário favorável para o desenvolvimento de ideias e soluções para o desenvolvimento de nossas cidades”, destacou.

Empresários, gestores públicos e representantes do terceiro setor também participaram da reunião e saíram otimistas com as perspectivas de ajudar a construir políticas públicas de fomento aos municípios.

A coordenadora de um dos projetos LIDER do Sebrae de Minas Gerais, Fabiana  Rodrigues Rocha apresentou o detalhamento das etapas bem como experiências exitosas do programa em sua região. Serão oito encontros regionais, cada momento com seus propósitos específicos, sempre trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos),  a empresarial (empresários e entidades representativas) e estruturante (a sociedade civil organizada). O primeiro encontro será realizado em agosto, em data e local a serem definidos.

Para saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse sebrae.ro  ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. É possível também acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nas redes sociais.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Considerado um dos cartões de apresentação da cultura, comida e artesanato de Porto Velho, o Mercado Central passou por uma reestruturação em sua rede

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)