Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Ariquemes é referência de educação em tempo integral


 
Com responsabilidade social, o Projeto Burareiro, educação em tempo integral, está fazendo a diferença em Ariquemes há cinco anos. Atualmente é desenvolvido em quatro escolas: Professor Pedro Louback, localizada no Bairro Mutirão, atendendo 414 alunos; Ireno Berticelli, localizada no Colonial, atende á 427 crianças; Professor Venâncio Kottiwitz, localizada no Setor 11, atende 591 alunos; e a Roberto Turbay, no Setor 10, atendendo 721 crianças. Totalizando mais de dois mil alunos.

Com jornada escolar de 10 horas/dia, os alunos aprendem mais sobre educação ambiental e alimentar, com momentos de leitura, dinâmicas, ensinamentos sobre o ofício da jardinagem e cultivo da horta escolar. Práticas que estão surtindo efeitos positivos, atraindo inclusive, a participação dos pais nas atividades escolares.

De acordo com o Prefeito Márcio Raposo o reconhecimento que o município está tendo no Estado é merecido. “Além dos investimentos feitos pela Prefeitura, todos os servidores contribuem para o sucesso da educação em tempo integral, 1% dos salários de todos vai para o Burareiro”, acrescenta.

As crianças também participam de oficinas de teatro, música, canto, fanfarra, percussão, dança e capoeira. Os talentos são apresentados em eventos que envolvem a comunidade.

O esporte: karatê, taekwondo, xadrez, handebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, também fazem parte da grade curricular.

O Mais Educação, programa do Governo Federal, implantado no município este ano, está presente em 10 escolas da rede municipal, atendendo o total de 3.005 alunos, divididos em 102 turmas nos períodos escolares.

Os Projetos Burareiro e Mais Educação, têm por base a Educação Integral, que consiste na ampliação do tempo e do espaço educativo da criança.

Compra Direta

A compra direta do produtor rural, parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Educação, é outra iniciativa que melhorou ainda mais a qualidade da educação no Município.

A compra é feita quase sempre das agroindústrias, 42 implantadas desde 2006, beneficiando não apenas os alunos que consomem a merenda escolar, mais nutritiva e saudável, mas também, a agricultura familiar, gerando mais empregos e renda para o homem do campo.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)