Porto Velho (RO) sábado, 28 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

MPF investiga situação do aeroporto de Ji-Paraná


O Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná abriu investigação sobre o aeroporto da cidade. Representantes da sociedade civil relataram ao MPF que o governo de Rondônia não tem repassado valores mensais para a Fundação Ji-Cred, entidade que gerencia o aeroporto. A falta do repasse de verbas do governo estadual, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estaria gerando dificuldade em manter o padrão de segurança nos voos e o conforto dos usuários do aeroporto.

Segundo informações repassadas ao MPF, o terminal aeroportuário estaria mantendo apenas operações por aeronaves tipo turbo hélice e teria interrompido as operações com aviões do tipo jato, de maior capacidade de transporte de passageiros e carga. Além disto, consta que a prefeitura de Ji-Paraná não teria cumprido o compromisso de pavimentar o estacionamento.

O aeroporto também estaria sem acessibilidade nem atendimento preferencial aos idosos, e seriam frequentes os cancelamentos de voos em virtude das condições da pista e dos equipamentos.

Questionamentos

Os procuradores da República Carolina Augusta da Rocha Rosado, Guilherme Rocha Gopfert, Henrique Felber Heck e José Rubens Plates enviaram ofícios a diversas instituições públicas para questionar sobre a situação do aeroporto.

O governo estadual e DER deverá esclarecer sobre as condições de gestão do aeroporto e informar as datas previstas para reforma da pista e construção do terminal de passageiros. A prefeitura de Ji-Paraná também deverá informar ao MPF sobre sua parte com relação ao aeroporto.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá que apresentar ao MPF o relatório da última inspeção da pista. Anac, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Cindacta 4 devem relatar as razões do aeroporto não realizar operações por instrumento. Já a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República terá que responder sobre o repasse de verbas por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

As empresas Azul e Passaredo também deverão informar ao MPF o número de voos que partiram com atraso ou que foram cancelados em razão da qualidade da pista ou da estrutura do aeroporto e como têm resolvido estes problemas neste ano – se há reagendamento de passagens, fornecimento de hospedagem, alimentação e transporte aos passageiros aos consumidores.

O MPF enviou ofício à Câmara de Vereadores para saber sobre fornecimento de espaço para realização de uma audiência pública sobre o aeroporto de Ji-Paraná.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Prefeitura de Porto Velho revisa processos e anula adesões com base em critérios técnicos e diálogo com o TCE

Prefeitura de Porto Velho revisa processos e anula adesões com base em critérios técnicos e diálogo com o TCE

Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a boa gestão dos recursos públicos, a legalidade e a transparência ao anular, de forma preven

Atuação do TCE-RO evita contratações com acusações de irregularidades que somavam R$ 62 milhões em Porto Velho

Atuação do TCE-RO evita contratações com acusações de irregularidades que somavam R$ 62 milhões em Porto Velho

A atuação preventiva e dialógica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) levou à anulação de duas adesões de atas de registro de preços

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)