Porto Velho (RO) sábado, 28 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

MDA entrega viaturas à Sesdec para Paz no Campo


Na manhã de ontem, sexta-feira (02), na sede da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec/RO), o superintendente substituto do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito, fez a entrega das chaves de duas camionetes novas para auxiliar o trabalho da secretaria na prevenção e mediação dos conflitos agrários em Rondônia. Atualmente dois delegados e três policiais militares atuam na área agrária nas delegacias de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

O secretário adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, avaliou como sendo de muita gravidade a questão dos conflitos agrários no estado e a dificuldade de se conseguir os meios para atender à prevenção. “Precisamos de apoio e esse trabalho tem que ser compartilhado para que mais benfeitorias venham”, afirmou.

“O Incra está se dedicando a prevenir os conflitos, reforçando as parcerias e nossa estrutura está à disposição das polícias para o sucesso do trabalho”, assegurou Brito. Segundo ele, a atuação tem sido aprimorada com capacitações aos servidores e policiais da área, expansão da ouvidoria agrária no estado e negociações caso a caso.

Participaram também do ato de entrega o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, o diretor geral da Polícia Civil, Delegado Pedro Roberto Gemignani Mancebo e o chefe do GGI/Sesdec, Antônio Vicente Cocco Cargnin.

O programa Paz no Campo

A Ouvidoria Agrária Nacional (OAN) coordena o programa denominado Paz no Campo, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), voltado para prevenção de tensão social no campo e mediação dos conflitos, com o monitoramento das situações para subsidiar as autoridades competentes na tomada de decisões. Realiza a capacitação de mediadores de conflitos sociais, o atendimento de denúncias, busca parcerias com estados, municípios e a sociedade civil organizada, apoiando a estruturação de instituições que atuam no combate à violência no campo. Além disso, promove assistência social, técnica e jurídica às famílias acampadas.

Fonte: Jeanne Machado
 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Prefeitura de Porto Velho revisa processos e anula adesões com base em critérios técnicos e diálogo com o TCE

Prefeitura de Porto Velho revisa processos e anula adesões com base em critérios técnicos e diálogo com o TCE

Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a boa gestão dos recursos públicos, a legalidade e a transparência ao anular, de forma preven

Atuação do TCE-RO evita contratações com acusações de irregularidades que somavam R$ 62 milhões em Porto Velho

Atuação do TCE-RO evita contratações com acusações de irregularidades que somavam R$ 62 milhões em Porto Velho

A atuação preventiva e dialógica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) levou à anulação de duas adesões de atas de registro de preços

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)