Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 - 11h50
Na noite de ontem quita-feira (31), em Vilhena, foram libertados da prisão os agricultores Pedro Arrigo e Diorande Dias Montalvão, lideranças de trabalhadores rurais no Cone Sul que estavam presas desde de março de 2012, sob a acusação de terem descumprido ordem judicial e reocupado a área de litígio denominada de Fazenda Dois Pinguins, em Chupinguaia.
A liberdade foi concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da atuação do criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh, em um pedido de extensão dos benefícios do Habeas Corpus 240.660 que libertou em novembro do ano passado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Vilhena e Chupinguaia, Udo Wahbrink, e que também beneficiou o vereador Roberto Pinto de Chupinguaia.
Greenhalgh passou a atuar no caso a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação dos Trabalhadores a Agricultura (FETAGRO), após sucessivos arquivamentos de pednãidos de liberdade e da constatação, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, de que estaria ocorrendo excessos por parte das autoridades policiais e judiciárias de Vilhena.
CDHM PEDIU PELA LIBERDADE DOS DOIS AGRICULTORES
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados enviou o ofício 690/2012 no último dia 05 de dezembro ao Ministro Og Fernandes, da 6ª Turma do STJ, relator do HC 240.660, relatando a grave situação dos dois agricultores e pedindo agilidade no julgamento do pedido de liberdade.
A CDHM esclareceu no ofício que por deficiências na defesa dos dois trabalhadores nenhum recurso havia chegado até o STJ, o que impediu que a liberdade concedida aos demais fossem estendidas para Pedro Arrigo e Diorande. Para que estes trabalhadores não continuassem injustamente presos, o criminalista Greenhalgh havia apresentado pedidos para que o HC fosse estendido aos dois, o qual estava concluso com o Ministro desde o último dia 30 de novembro.
Fonte: CUT
Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação
"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de
2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos
Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu
Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a boa gestão dos recursos públicos, a legalidade e a transparência ao anular, de forma preven
A atuação preventiva e dialógica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) levou à anulação de duas adesões de atas de registro de preços