Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Escola estadual Olga Dellaia reabre após reforma de R$ 3 milhões, em Jaru



A Escola Estadual Olga Dallaia, localizada no centro da cidade de Jaru, foi reinaugurada na sexta-feira (30). Passou por reforma e ampliação para orgulho dos seus 1.230 alunos. Por ter a melhor nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as vagas para estudar na escola são bastante disputadas.

Gente de Opinião

Instalações mais modernas e seguranças fazem parte da estrutura da escola após a reforma e ampliação

“É uma escola antiga e os moradores se identificam com ela. Aqui foram formados professores que, agora, preparam as futuras gerações”, disse o governador Confúcio Moura durante a cerimonia de inauguração. Disse ainda que a importância da escola Olga Dallaia é testemunhada pelos próprios moradores, que viram surgir nela cidadãos que estão bem posicionados profissionalmente na região.

A identificação com a população de Jaru não acontece por acaso. Durante as obras, os alunos, professores, orientadores e quadro administrativo foram distribuídos em três locais diferentes. O cronograma foi mantido. “Os alunos também se comprometeram. Não faltaram às aulas”, disse emocionada a diretora Ilza Rodrigues da Silva. No cargo desde 2011, ela apontou as melhorias no prédio como fator que vai contribuir para que as avaliações sejam ainda mais positivas a partir de agora.

CONFORTO

Gente de Opinião

Confúcio Moura inaugurou a escola e fez homenagens aos familiares da educadora Olga Dallaia

As obras custaram pouco mais de R$ 3 milhões e teve o cronograma obedecido rigorosamente. O prédio ganhou um piso a mais para comportar mais salas de aula. Até os banheiros são novos. “Reformada mesmo, só a parte administrativa”, explicou a diretora.

Os alunos estão distribuídos em três turnos. A escola atende ensino fundamental e médio. Professores e alunos já foram premiados nas Olimpíadas de Matemática, por exemplo.

Os professores e corpo administrativo é composto por 117 profissionais. Uma porção significativa e composta por ex-alunos. É o caso da professora Silvana Saldanha Bitencourt, que, sorridente, recordou a adolescência vivencia naquele local.

A escola estadual originou-se de outro estabelecimento de ensino, que mudou para outro local. O prédio foi adaptado para funcionar com o nome de Olga Dellaia, homenagem uma professora pioneiras, cujos familiares foram à reinauguração.

REENCONTROS

Gente de Opinião

Alunos se reencontram e aprovaram a unidade reformada

O primeiro dia de aula no novo prédio foi marcado por reencontros. Como as turmas foram distribuídas em quatro locais distintos para que as aulas continuassem transcorrendo normalmente, muitos alunos e professores não se viam há algum tempo.

A irreverência típica dos adolescentes se manifestou na algazarra, nos abraços carinhosos e brincadeiras. Durante a cerimônia de inauguração, eles receberam a missão de tomar posse do prédio, transmitida pelo secretário estadual da Educação Waldo Alves. “Vocês devem cuidar para que o conforto seja duradouro”, recomendou.

O prefeito João Gonçalves Júnior, o deputado federal Lúcio Mosquini e o deputado estadual Lazinho da Fetagro participaram da solenidade e elogiaram o governador Confúcio Moura por valorizar a educação e o município.

O município de Jaru está localizado a 290 quilômetros da capital, na BR 364. Tem economia, como toda a região, centrada na agropecuária. Sua origem está no povoamento iniciado em torno de um dos postos telegráficos instalados em 1912, pela missão chefiada pelo então coronel Cândido Mariano Rondon.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)