Porto Velho (RO) sábado, 5 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

SENAI-RO apresenta BIM como modelo de gestão integrada para a construção civil pública e privada


SENAI-RO apresenta BIM como modelo de gestão integrada para a construção civil pública e privada - Gente de Opinião

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO, por meio da gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), conta com os serviços de Building Information Modeling (BIM), como modelo de apoio à transformação digital da construção civil. O BIM utiliza modelos digitais tridimensionais para integrar todas as informações relevantes de um projeto, desde o planejamento até a operação da edificação. 

A metodologia promove maior precisão, colaboração entre equipes, transparência e eficiência, reduzindo custos e prazos nas obras públicas e privadas. Alinhado aos princípios da Indústria 4.0, o BIM é uma das principais ferramentas para digitalização dos processos construtivos, promovendo maior integração entre tecnologias e aumento de produtividade no setor. 

Na última semana, o gerente de STI, José Rafael Lopes e o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador BIM, estiveram reunidos com os titulares da Empresa de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (SEMESC), e da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), para apresentar o BIMOFFICE do SENAI-RO. Essa iniciativa  foca em inovação e transformação digital promovendo a aplicação prática de tecnologias BIM em projetos, obras e na gestão de ativos da infraestrutura pública. 

Na reunião, que contou com a participação de Bruno Oliveira Holanda, Maiara Márjore Rocha Peres Marini, Antônio José Prata de Sousa e Cezar Marini, foi destacada a atuação do SENAI-RO como parceiro estratégico na capacitação técnica e consultoria tecnológica para apoiar a implantação do BIM no município, promovendo a capacitação das equipes públicas. Segundo José Rafael, o SENAI é uma referência nacional no tema, com atuação destacada tanto no setor industrial quanto no apoio a órgãos governamentais. “É uma solução que torna as decisões mais assertivas, otimizando os processos com maior transparência e eficiência na gestão de obras públicas”, explicou.  

Leone Leitão, informou que na reunião foi abordada a importância de aproveitar as oportunidades decorrentes da obrigatoriedade do uso do BIM na administração pública, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 10.306/2020, que determina a adoção gradual do BIM em obras públicas contratadas por órgãos da administração direta e indireta. 

Segundo o arquiteto do SENAI-RO ficou definido que o próximo passo será a realização de um pré-diagnóstico, para avaliar o nível de maturidade institucional para a adoção do BIM na estrutura municipal. “Essa etapa é fundamental para orientar as ações estratégicas, identificar oportunidades de melhoria e definir um plano de implementação eficaz, de acordo com as necessidades e capacidades atuais da Prefeitura”, enfatizou. 

Conforme o superintendente da SMTI, a reunião marca o início de uma parceria estratégica para a implantação da metodologia BIM em Porto Velho. “O objetivo da atual administração é transformar a cidade numa referência em cidades inteligentes na região Norte. Por meio de projetos inovadores e eficientes queremos modernizar a gestão pública, proporcionando resultados para a população”, disse Cezar Marini. 

Já o presidente da EMDUR ressaltou que o BIM é uma ferramenta essencial para modernizar a gestão de projetos e obras públicas. “A empresa tem avançado na modernização de sistemas para iluminação pública e busca melhorar a identidade urbana da Capital, além de investir na capacitação de seus servidores e atualizar sua infraestrutura tecnológica. Porém, é preciso padronizar processos, assegurar transparência e tornar a capital referência em eficiência tecnológica, com projetos sustentáveis e ágeis”, ponderou Bruno Holanda, acrescentando que o diagnóstico do SENAI-RO viabilizará a criação do primeiro Laboratório BIM (LaBIM) da região Norte, uma iniciativa pioneira que, impulsionada por servidores comprometidos, elevará a qualidade do serviço público.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca a formação de profissionais com sensi

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentaram, no dia 6 de junho

NBS Telecom investe em talentos locais para sustentar crescimento regional

NBS Telecom investe em talentos locais para sustentar crescimento regional

Na NBS Telecom, o crescimento da infraestrutura caminha lado a lado com o desenvolvimento das pessoas. Ao expandir sua atuação por Rondônia, Acre e

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Estudantes do Programa PartiuIF, em Colorado do Oeste, participaram de uma oficina especial que uniu conhecimento científico e muita empolgação: o l

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)