Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Iniciativa promove cinco sessões gratuitas de cinema em espaços públicos e escolas da cidade, com foco na cultura amazônica e inclusão social.


Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena - Gente de Opinião

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está transformando espaços públicos da cidade em verdadeiras salas de cinema a céu aberto. A iniciativa, coordenada pelo fotógrafo e produtor cultural Washington Kuipers de Moraes, segue com força total neste mês, levando cinco sessões gratuitas de cinema a diferentes bairros e comunidades de Vilhena.

As exibições são focadas na valorização da cultura amazônica e na difusão do cinema brasileiro, com uma seleção de filmes que dialogam com a realidade local, promovendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Após cada sessão, o público participa de rodas de conversa com a mediação do sociólogo Marcio Guilhermon, promovendo o debate e a troca de experiências sobre os temas abordados nas telas.

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena - Gente de Opinião

Com previsão de atendimento a aproximadamente 300 pessoas, o projeto busca alcançar diferentes regiões da cidade, democratizando o acesso à sétima arte e aproximando a população de conteúdos audiovisuais de qualidade. Além disso, todas as sessões contam com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão cultural para a comunidade surda.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto reforça o compromisso com a democratização da cultura, o fortalecimento da identidade amazônica e a ocupação criativa dos espaços públicos da cidade.

“Queremos que o cinema seja vivido por todos, que ele esteja nas escolas, nos bairros. Que ele seja uma ferramenta de transformação e pertencimento. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Gratidão a todos que estão apoiando essa ação ”, ressalta o coordenador Washington Kuipers.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Arraial Bera 2026: premiação de R$ 45 mil promete acirrar disputa entre quadrilhas juninas

Arraial Bera 2026: premiação de R$ 45 mil promete acirrar disputa entre quadrilhas juninas

Intrínsecas à cultura e à memória afetiva dos porto-velhenses, as quadrilhas juninas se transformaram em verdadeiros espetáculos folclóricos, reunin

Sem nenhum apoio público, Festival Cultural de Nazaré chega aos 60 anos e comunidade se mobiliza para manter viva uma das maiores tradições de Rondônia

Sem nenhum apoio público, Festival Cultural de Nazaré chega aos 60 anos e comunidade se mobiliza para manter viva uma das maiores tradições de Rondônia

Acomunidade de Nazaré, às margens do Rio Madeira, se prepara para celebrar um marco histórico. Nos dias 17 e 18 de julho de 2026, o Festival Cultura

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)