Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas


Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas - Gente de Opinião

Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terça-feira, 6 de maio. O convite dirigido aos escritores e ao público do Estado de Rondônia foi feito hoje pela coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em Rondônia, Izabel Cristina da Silva.


A obra, que contém atividades artísticas e educacionais naquele estado durante 40 anos, registra a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da Associação Cultural Ricardina Stamato (Acris), duas entidades que caminharam juntas ao longo desse tempo.

Lembra Izabel Cristina que Rondônia recebeu milhares de migrantes capixabas desde os anos 1970, e grande parte deles faz parte do cenário cultural daquele estado.

Nos dois volumes há testemunhos de personalidades importantes, entre os quais, Arminda Villa-Lobos, o musicólogo Eurico Nogueira França, o crítico musical Luis Ellmerich e ainda, célebres compositores, educadores e artistas que estiveram no estado, alguns pela primeira vez, outros participando de diversos projetos organizados pelo Centro Musical e pela ACRIS.

Conforme Izabel, as duas entidades se preocuparam em manter o ensino da música erudita na sua essência, sem a elitizar, porém, criando meios de propagar um trabalho “além-fronteiras.”

Desta maneira, chegaram a Vitória, Capital do Espírito Santo, grandes intérpretes que ali realizaram uma série de concertos internacionais com orquestras de vários países do mundo.

 A Acris e o Centro Musical Villa-Lobos tiveram o seu funcionamento físico-educacional por 35 anos consecutivos. Até hoje a Acris exerce atividades importantes em prol da sociedade capixaba.

A proposta conjunta de ambas as entidades é deixar nos anais da história todas as atividades noticiadas em jornais, fotos e documentos. Tudo isso servirá de pesquisas a respeito da efervescência da cultura musical no Estado do Espírito Santo.

“Vivenciamos durante anos a busca pela valorização e evolução da cultura capixaba, numa tentativa de colocar o Espírito Santo como parte ativa do eixo cultural do País; infelizmente, o nosso País não tem tradição em resgatar a memória do passado, e por essa razão queremos evitar que ela se perna pelo desgaste do tempo” – assinalam os organizadores do livro.

O projeto foi possível pela parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, e diversas entidades. “Formou-se uma ponte entre o cultural e o educacional num colóquio pedagógico aliado ao saber e ao espírito” – acrescentam.

Destacam-se:  Tom de Classe; I, II, III Semanas Nacionais de Música Brasileira; Concurso Nacional Villa-Lobos do I ao X (a partir de 1979, ainda com a presença de Mindinha Villa-Lobos nos dois primeiros); Encontros Musicais em comemoração aos grandes compositores como Bach, Haendel e Scarlatti; Festivais Nacionais; Série Jovens Talentos; Cultura na Escola-Série Concertos Internacionais.

São projetos que proporcionaram hábito na formação de plateia, incentivaram e estimularam estudantes de música na formação de sua performance. O propósito em organizar uma série concertos internacionais surgiu para definir uma agenda cultural para Vitória, dando oportunidade aos capixabas de assistir a eventos de qualidade. A ideia de criar a série com grupos de fora do País também teve o objetivo de maior aproximação com os grandes centros, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo, privilegiados pelas ações de desenvolvimento financeiro e cultural do Brasil.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Arraial Bera 2026: premiação de R$ 45 mil promete acirrar disputa entre quadrilhas juninas

Arraial Bera 2026: premiação de R$ 45 mil promete acirrar disputa entre quadrilhas juninas

Intrínsecas à cultura e à memória afetiva dos porto-velhenses, as quadrilhas juninas se transformaram em verdadeiros espetáculos folclóricos, reunin

Sem nenhum apoio público, Festival Cultural de Nazaré chega aos 60 anos e comunidade se mobiliza para manter viva uma das maiores tradições de Rondônia

Sem nenhum apoio público, Festival Cultural de Nazaré chega aos 60 anos e comunidade se mobiliza para manter viva uma das maiores tradições de Rondônia

Acomunidade de Nazaré, às margens do Rio Madeira, se prepara para celebrar um marco histórico. Nos dias 17 e 18 de julho de 2026, o Festival Cultura

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)