Porto Velho (RO) domingo, 15 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 24/04/14



SOB INTERVENÇÃO, PARA QUE SERVE O SEBRAE DE RONDÔNIA?

Falcatruas, desvios de recursos, transformação do órgão numa propriedade de apenas um grupelho: tudo isso foi detectado durante longo tempo no Sebrae Rondônia. Várias denúncias foram feitas, durante longo tempo, ao Sebrae nacional, pedindo investigação, afastamento dos envolvidos e escolha de novos dirigentes que realmente atendessem os interesses dos micros e pequenos empresário  do Estado. Tudo em vão. Opinião de Primeira - 24/04/14  - Gente de OpiniãoDurante anos o comando nacional do órgão fez vistas grossas, como se nada tivesse a ver com o caso. Quando estourou o escândalo, com a prisão de vários suspeitos de envolvimento nas falcatruas, o Sebrae nacional, enfim, atropelado pelos fatos, teve que agir. Interviu no órgão em Rondônia. Mas o fez de novo de forma atrapalhada, atabalhoada, sem dar ao assunto a atenção e o respeito que ele merece. Enviou uma equipe de interventores, que têm agido como uma espécie de grupo alienígena,  tratando o público alvo do Sebrae, no geral, com desdenho e desatenção. Nesta semana, o presidente do sindicato da micro e pequena empresas (Simpi), Leonardo Sobral, foi pedir socorro ao presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Leonardo explicou que os pequenos empresários estão pagando duas vezes por uma conta que não é deles. A primeira, quando os ex- gestores utilizaram de forma ilegal os recursos, ao invés de investi-los as empresas. Na segunda, porque agora o Sebrae está engessado pela nova administração interventora, que ignora as necessidades do setor. 

Hermínio Coelho avisou que vai entrar no circuito, para saber o que realmente está acontecendo,. E comunicou a Leonardo Sobral que, caso não haja explicações razoáveis, vai convocar os novos "donos" do Sebrae para dar explicações na Assembleia. Rondônia não merece o que está sofrendo nas mãos de toda essa gente!

                             

                    

TRATAMENTO DESIGUAL

É uma pena que um órgão vital para a economia dos pequenos empreendedores, como o Sebrae, tenha sido tão mal gerido por dirigentes escolhidos a dedo e que só fizeram porcaria. Tanto pior o que está acontecendo agora, com os interventores parecendo autoridades ditatoriais com plenos poderes, que engessaram o órgão. Não dão bola para ninguém, bloquearam o orçamento e fazem o que bem entendem. Tratam Rondônia como se os empresários fossem seus empregados e não o contrário.

CRIMINOSO FORAGIDO   

Wagner Strogulki é um assassino. Ele está foragido, enquanto dois dos seus comparsas foram presos e um deles, inclusive, condenado em júri popular. Wagner é um dos matadores da jovem Naiara Karine, crime brutal ocorrido em janeiro do ano passado. O pai de Naiara, Paulo Silveira, está fazendo um apelo público, pelo facebook e outras redes sociais, pedindo apoio para que quem souber do paradeiro do criminoso, que o denuncie à polícia. Telefone para contato, com prefixo 69, de Rondônia: 9259 4866.

HERMÍNIO FARÁ FALTA

Opinião de Primeira - 24/04/14  - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, foi para o PSD com a intenção de ser o nome do partido para a disputa ao Governo. Tem voto para sonhar com essa possibilidade. Mas, no final das contas, ficou fora do processo e a oposição perdeu seu principal nome, o mais agressivo e mais contundente, numa eventual batalha contra o governador Confúcio Moura. Hermínio ainda tem várias opções, incluindo uma candidatura à Câmara Federal. Mas que sem ele o processo eleitoral do Estado, na disputa pelo Palácio Presidente Vargas vai perder muito, isso vai!

DOIS CENÁRIOS

Opinião de Primeira - 24/04/14  - Gente de Opinião

A quinta-feira é dia para se olhar com atenção duas coisas, na Capital de Rondônia. A primeira, para se ver se o rio Madeira, finalmente, voltou ao seu leito, o que é bastante provável. A outra, ainda uma incógnita, é ver se as máquinas da Prefeitura, mais de uma centena, estão mesmo nas ruas, mexendo com a estrutura da cidade e tornando-a pelo menos um pouco melhor que está,. O prefeito Nazif prometeu trabalho, trabalho e trabalho, a partir de agora. Esperemos para ver!

TERROR INFERNAL

O final de semana está chegando. E o medo também. No feriadão, foram sete mortes, pelo menos seis, vítimas de assassinatos. Isso apenas na Capital, sem contar a violência que assola também o interior. Um dos crimes, aliás, foi daqueles de arrepiar, com o estupro e morte de uma menina de apenas 14 anos. Jovens foram as principais vítimas. A impunidade generalizada e o total desprezo pela vida, somada, é claro, ao tráfico de drogas, são ingredientes para esse terror infernal. Acontece aqui, mas acontece também em cada cantinho deste Brasil.

RECONSTRUÇÃO

O Dnit ainda está fazendo as contas. Mas apenas para recuperar os 95 quilômetros de rodovias - e em apenas duas, a BR 364 e BR 425 - destruídas pela enchente, serão necessários algo em torno de 200 milhões de reais. E um longo tempo de trabalho intenso. Pelo menos 60 quilômetros da 364, em direção ao Acre, precisarão ser totalmente refeitos. Entre 30 e 35 quilômetros da 425, que liga a 364 a Guajará, também serão reconstruídos. Quando chegará esse dinheiro e quando as obras começarão? Nem o Dnit tem a mínima ideia dessas respostas...

PERGUNTINHA

Há esperança de melhora, depois da péssima qualidade do futebol mostrado pelos clubes brasileiros de ponta, na primeira rodada do Brasileirão 2014?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

          Tudo o que Rondônia não precisa, neste momento, é da crise política que se avizinha. Onde os prejuízos cairão primeiro na população e depo

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

Tudo mudou para tudo continuar (quase) igual. Na retotalização dos votos da última eleição, depois que as regras do jogo foram mudadas quando já tin

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

          Para o Vaticano, o Brasil continua sendo o país mais católico do mundo, com 182 milhões de seguidores da Igreja Católica. Os números oriund

  Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Não se pode negar que, para um grupo de produtores rondonienses, a notícia é muito boa. Centenas deles, reféns de uma legislação antiga, que incluía

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)