Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Oleoduto afetado pela erosão volta a funcionar no Equador


Oleoduto afetado pela erosão volta a funcionar no Equador - Gente de Opinião
A companhia petrolífera estatal equatoriana Petroecuador anunciou nesta sexta-feira a retomada do transporte de petróleo pelo Sistema de Oleoduto Trans-Equatoriano (Sote), que sofreu um redirecionamento do oleoduto em um setor da Amazônia onde ocorreu um processo de "erosão regressiva" no rio Piedra Fina.

Em um comunicado, o Ministério da Energia informou que a Petroecuador reiniciou as operações de transporte de petróleo da Amazônia equatoriana (nordeste) até o porto de embarque de Balao, na província costeira de Esmeraldas (noroeste).

A retomada do "bombeamento" do petróleo foi alcançada após a conclusão das obras de construção de uma "sétima variante" do Sote na área de erosão, afirmou o ministro da Energia, Juan Carlos Bermeo.

Ele disse que a tarefa foi alcançada graças ao "empenho de mais de 200 funcionários, que trabalharam em turnos prolongados 24 horas por dia, sete dias por semana e em condições meteorológicas adversas".

"Isso permite que o bombeamento seja restabelecido hoje e novos volumes de petróleo possam ser adicionados à economia do país", disse Bermeo.

A erosão na área de El Reventador corresponde a um processo de deterioração regressiva dos afluentes do rio Coca, na província de Napo, por onde passa o Sote, o oleoduto de petróleo bruto pesado (OCP-private) e um poliduto para o transporte de derivados.

Esse processo natural começou a ser registrado no ano passado e desde então a Petroecuador construiu algumas variantes para redirecionar o duto, ameaçado pela erosão.

No dia 10, um deslizamento de terra no rio Piedra Fina obrigou à suspensão das operações dos três sistemas de transporte de hidrocarbonetos que estavam a cerca de 300 metros do local do acidente.

Na fase final das obras da última variante, técnicos da Petroecuador e do Corpo de Engenheiros do Exército realizaram obras de alta complexidade para a instalação do gasoduto.

A obra consistiu na colocação de um tubo de 26 polegadas de diâmetro, localizado em seus últimos trechos nas encostas do vulcão El Reventador, com o objetivo de se afastar, pelo menos 400 metros, da zona de erosão lateral do setor do rio Piedra Fina, disse a fonte.

A retomada das operações da Sote permitirá também a retomada, de forma gradual, das atividades nos campos de extração de petróleo na Amazônia e nas refinarias "Esmeraldas" e "La Libertad", ambas na zona costeira, afetadas pelo corte de abastecimento, para as quais foi estabelecido um plano técnico.

A Petroecuador estima que o reinício das atividades nos campos produtivos demore entre 7 e 10 dias, quando será avaliada a situação para verificar a necessidade da realização de "obras adicionais para recondicioná-los".

Com uma produção diária de cerca de 530 mil barris de petróleo, em condições normais, o Equador tem na exportação de petróleo uma de suas principais fontes de receita cambial e de financiamento de seu orçamento de Estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)