Sábado, 30 de novembro de 2013 - 18h50
.jpg)
A chiadeira da oposição
Os candidatos oposicionistas andam desconfiados com o governador Confúcio Moura. Segundo eles, primeiro o governador mandou o secretário de Segurança Marcelo Bessa no encalço do presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), agora teria sido a vez do ex-governador e ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM). Acham que o bicho – no caso uma perseguição insidiosa – esta rolando.
Com tudo isto os demais candidatos – alguns com a calda felpuda - estão com as barbas de molho. Maurão de Carvalho (PP) recentemente lançado por Ivo Cassol confidenciou aos amigos que esta desistindo da parada. Neodi Carlos (PSDC) continua a peregrinar o interior em busca de apoio, mas com os olhos bem abertos com Confúcio. Alex Testoni (PSD) já garante que desistiu e apoiaria o projeto de reeleição do governador. Mas então, vai sobrar quem, se Padre Tom será obrigado pelo PT nacional a fechar com o candidato do PMDB?
Até um ano atrás o mote para desgastar o atual governador era taxá-lo de frouxo e banana. De uns tempos para cá, se vê que a coisa mudou. Temos um mandarim mais decidido. Aí os oposicionistas atribuem a ele pechas tais como carrasco revanchista e implacável. A oposição chia por que a rejeição de Confúcio caiu e ele já não é mais considerado um adversário mole de ser batido como era antes.
.jpg)
Dança dos caciques
Os caciques do PT e do PMDB se reuniram ontem em Brasília para acertar as alianças nos estados onde os partidos estão em litígio e já buscam refúgio com legendas consideradas adversárias. Rondônia é um dos casos onde PMDB e PT não se entendem e só deverão obedecer a política e alianças verticalizadas entre os partidos com dura reprimenda das esferas superiores.
Haja corruptos!
O rondoniense já não se espanta com as notícias dando conta de condenações e prisões dos políticos. Só nesta semana foram vários casos. Anteontem mais um ex-prefeito foi condenado, desta vez, o alcaide de Castanheiras Zulmar Gongalves de Oliveira, por enriquecimento ilícito. Aliás, com esta modalidade tem vários de Porto Velho para acabar em cana...
.jpg)
A coisa ferveu
Na audiência publica de Jaru a coisa ferveu e o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), com sua língua comprida, praticou o esporte que mais adora: descer a ripa no governador Confúcio Moura. E sobrou até para o defensor da gestão Cooperação, o loquaz Tomas Correia, que acabou vitima do veneno que destilava na época que era um parlamentar oposicionista
.jpg)
Semana intensa
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) teve uma semana intensa. Primeiramente trouxe o diretor geral do DNIIT Jorge Fraxe e mostrou pessoalmente, em inspeção in locco, a farsa da recuperação da BR-364. Em seguida comandou, com lideranças políticas e empresariais, a caravana pela reabertura da BR-319. E encerrou a semana tocando audiência pública do Senado em Pimenta Bueno.
Esquemão

Depois de denunciar que o governo do estado abandonou a saúde em Vilhena, o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) denunciou o secretário de Saúde Willians Pimentel, que conforme o parlamentar mantém esquema com as funerárias da capital. “Os pacientes do interior em tratamento na capital são enterrados aqui”, vociferou. È coisa grave.
.jpg)
Em Ji-Paraná, como se vê, as duas gestões do ex-prefeito José Bianco (Democratas) estão em cheque. Depois da Operação Cartas Marcadas, que constatou o desvio de R$ 3.3 milhões, o Tribunal de Contas do Estado – TCE condenou quase uma dúzia de pessoas envolvidas no esquema de folha de pagamento do Palácio Urupá. Bianco ainda não se manifestou.

Via Direta

*** Na capital, o centro comercial da Avenida 7 de setembro esta perdendo a disputa com o Shopping no movimento e nos preços praticados *** Prossegue a mobilização da bancada federal, prefeitos e governo do estado para a reabertura da BR- 319 *** A ameaça de enchentes já apavora os moradores da Zona Ribeirinha. O Madeirão esta enchendo rapidamente.

Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Olhos abertos, controle dos partidos, presença garantida e sujeito a mudanças
Difícil entenderAs preocupações da humanidade na era pré-internet se concentravam nos limites da família e da aldeia. Os problemas estaduais, nacio

Reforçar a soberaniaA palavra “soberania” enche a boca de quem a pronuncia. É um valor tão importante que confere honra a quem a pronuncia, pois de

A falta de mobilização de Pedro Abib do MDB e a mulherada aposta no aumento do poder feminino
Não voltaQuem se aprofunda no conhecimento sobre a Amazônia se surpreende ao verificar uma dupla ocorrência. Por um lado, há uma devastação cuja per

Marcos Rogério que vai ponteando as pesquisas fajutas, Fúria se organiza e Hildo Chaves acelera
Foco nos negóciosNos tempos da Guerra Fria, os países eram obrigados a escolher entre ser satélites da antiga União Soviética ou dos EUA. Com a glo
Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)