Porto Velho (RO) sexta-feira, 30 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Sai gramado, entra cimento - Por Carlos Henrique Ângelo



A travessia urbana de Porto Velho na BR-364, do Candeias até ao acesso à UNIR corre o risco de ter todos os canteiros cimentados. A sugestão foi apresentada ao DNIT como forma de solucionar o problema da falta de manutenção dos canteiros gramados. E a empresa responsável pelas obras em andamento já se prontificou a concretar tudo a custo zero. É que a manutenção do gramado é complicada, especialmente nesse período de estiagem e acaba saindo mais barato para a empreiteira cimentar tudo do que ficar obrigada a substituir placas de grama ameaçadas a todo momento por qualquer ponta de cigarro.

 
Pessoalmente acredito que será trágico exibir em plena Amazônia a paisagem desértica de uma verdadeira selva de pedra. Soluções existem, claro. Basta que a comunidade seja mobilizada para participar. Funciona no trecho da Jorge Teixeira (BR-319), que hoje exibe a maravilhosa imagem dos ipês em plena floração. Parece que existe ali até um trecho adotado pelo Supermercado Araújo, que patrocina sua manutenção. Porque não fazer a mesma coisa em todo o perímetro urbano da BR-364, a custo "zero" para a Prefeitura e para o DNIT.
 
Convém salientar que o escopo das responsabilidades do DNIT não contempla o serviço. O órgão realiza a obra e a entrega à Prefeitura, à qual compete inclusive o pagamento da energia consumida em iluminação, quando existe. Mas nem mesmo a Prefeitura fica obrigada a investir, nesse tempo de vacas magras, o dinheiro que não tem na manutenção da porta de acesso à cidade. Sugiro que os empresários instalados nas marginais possam ser chamados a patrocinar isso, sob a liderança da Fecomércio. Podem inclusive arborizar com ipês todo o trecho deste o trevo do Roque até o fim das marginais. Com a participação de todos o custo fica bem em conta para cada um.
 
O negócio é bom quando todo o mundo ganha, pois não? Pois bem. Se executada a proposta, ganham os empresários com a redução da poeira, que espanta a clientela. Ganha o ambiente, que deixa aquela configuração desértica e acrimoniosa para ganhar ares mais agradáveis, o que favorece em muito o ambiente de negócios. Ganha a Prefeitura e ganha a população, com um cartão postal da cidade definitiva e finalmente digno do nome. E tem mais: pode até mesmo ser negociada com o DNIT a instalação de uma placa com o devido crédito institucional aos empresários pelo trabalho. Isso não tem preço.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ao comemorar como um grande feito o anúncio de eventuais sanções do governo americano contra o Ministro Alexandre de Moraes, o deputado licenciado

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Poucas vezes vi um “coup de force” tão bem aplicado, nos meus muitos anos de cobertura política. E olha que estou nessa vida há mais de meio século

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Golpe de mestre da direita coloca o presidente da Câmara, Hugo Motta, em uma verdadeira sinuca de bico ao explorar espertamente sua irritação com

Os Partidos políticos e o Poder

Os Partidos políticos e o Poder

A reação indignada que mobiliza os emedebistas todo o estado resulta da insistência do deputado Lúcio Mosquini em aplicar seu perfil coronelista à

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)