Porto Velho (RO) terça-feira, 3 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

PMDB esclarece: não vai haver convenção na capital


O presidente da Comissão Executiva Estadual do PMDB, Tomás Correia, que hoje deixa o cargo de senador com a volta de Valdir Raupp, esclarecer em Brasília que, ao contrário do que vem sendo divulgado, não vai haver convenção municipal do partido em Porto Velho. Ele lembrou que o edital que convocou os filiados para o evento, publicado dia 10, não tem qualquer validade, posto que a intervenção determinada pelo comando regional no dia 12 é fato superveniente que torna nulo aquele documento. Os filiados não devem, por esse motivo, se deslocar até à sede do partido, pois nada será realizado ali.

Tomás Correia esclareceu que não há qualquer “racha” no PMDB. Toda a movimentação no sentido de manter a programação do edital é resultado da insubordinação de um pequeno grupo de ex-dirigentes, inconformados com seu afastamento pela Executiva Estadual. Mas a intervenção é absolutamente legal, dentro do que estabelece o estatuto do Partido. É unilateral e irrevogável. Tanto que uma comissão provisória foi constituída para reorganizar o Diretório Municipal de acordo com a orientação do comando nacional da agremiação.

O presidente regional do PMDB lamenta ter sido esta a única alternativa capaz de evitar que uma única célula refratária continuasse comprometendo a necessária harmonia partidária e o respeito às orientações das esferas superiores. O PMDB somente conquistou sua condição de maior partido político do País pela unicidade de posicionamento e de ações a partir das bases. As decisões democráticas dos comandos nacional e regionais têm que ser seguidas por todos.

Ademais, segundo Tomás, é extremamente salutar a oxigenação do partido que não tem, necessariamente, que significar a exclusão de ninguém da vida partidária. “A Comissão Provisória, agora instituída pela intervenção no Diretório Municipal de Porto Velho é exatamente isso: provisória. Tão logo sejam corrigidos os rumos e realizada a reorganização necessária será convocada nova convenção para a eleição do Diretório”. Tomás Correia lembrou ainda que o senador Valdir Raupp recebeu inúmeras manifestações de apoio à iniciativa, a maioria das quais observando que demorou muito a adoção da medida.

Fonte: Blog do CHA
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

INDAM elege nova direção e atualiza estatuto

INDAM elege nova direção e atualiza estatuto

Inspirada na máxima de Lampedusa (Guiseppe Tomasi di) a proposta central das mudanças do INDAM é “mudar tudo para manter tudo como antes”. Não ente

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ao comemorar como um grande feito o anúncio de eventuais sanções do governo americano contra o Ministro Alexandre de Moraes, o deputado licenciado

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Poucas vezes vi um “coup de force” tão bem aplicado, nos meus muitos anos de cobertura política. E olha que estou nessa vida há mais de meio século

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Golpe de mestre da direita coloca o presidente da Câmara, Hugo Motta, em uma verdadeira sinuca de bico ao explorar espertamente sua irritação com

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)