Quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 09h22
Enquanto o deputado Hermínio Coelho organiza, serelepe, uma grande festa para reunir os servidores da Assembleia nesta sexta, dia do servidor público, evento que pretende transformar em um grande comício em favor da eleição de Mauro Nazif, o ex-presidente da Casa, deputado Neodi Oliveira, articula a mudança do Regimento Interno para voltar ao cargo em 2013. A mudança exige dois terços dos votos e Neodi garante já possuir 13 dos 16 necessários.
Entusiasmado com o sucesso da festa que ofereceu com dinheiro público e impunemente aos servidores na quinta-feira que antecedeu o primeiro turno das eleições, quando apresentou e pediu votos para sua candidata, a vereadora Mariana Carvalho, o presidente da Assembleia quer repetir o feito. Ele parece contudo não perceber que Neodi articula a própria recondução ao cargo, usando como pano de fundo um movimento destinado a pedir o impeachment do governador Confúcio Moura.
A ideia é usar a pretextada votação do impeachment para apresentar e imediatamente votar a mudança do regimento, de modo a possibilitar o cancelamento da reeleição do presidente, efetivada por Valter Araújo quando era o dono da bola. Neodi quer porque quer voltar à Presidência, que poderia lhe garantir a reeleição em 2014. E, dissimuladamente, açula a imensa vaidade de Hermínio, além de confiar em seu escrutínio limitado, acenando com a perspectiva de ocupar o lugar de Confúcio Moura.
É claro que isso não seria possível, já que existe um vice-governador na parada. Mas a ambição de Hermínio pode leva-lo a crer num futuro brilhante sem qualquer esforço ou competência, até porque foi o que aconteceu na Assembleia, quando chegou à Presidência pela imensa sorte de estar no local certo e momento oportuno. Claro que o vice era ele. Claro também que o governo tem condições de abafar de imediato qualquer movimento dos deputados com a simples liberação de emendas parlamentares.
Nada disso, no entanto, parece obstacular os planos de Neodi e seus seguidores. Afinal, quando nada, cada um deles pode sair do episódio com generosas emendas parlamentares liberadas para garantia de um fim-de-ano repleto de alegrias. E mais emendas poderão sair para a aprovação do orçamento/ 2013.
Fonte: Blog do CHA
INDAM elege nova direção e atualiza estatuto
Inspirada na máxima de Lampedusa (Guiseppe Tomasi di) a proposta central das mudanças do INDAM é “mudar tudo para manter tudo como antes”. Não ente
Ação contra Moraes é vingança das big techs
Ao comemorar como um grande feito o anúncio de eventuais sanções do governo americano contra o Ministro Alexandre de Moraes, o deputado licenciado
Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados
Poucas vezes vi um “coup de force” tão bem aplicado, nos meus muitos anos de cobertura política. E olha que estou nessa vida há mais de meio século
Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta
Golpe de mestre da direita coloca o presidente da Câmara, Hugo Motta, em uma verdadeira sinuca de bico ao explorar espertamente sua irritação com