Porto Velho (RO) domingo, 1 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

É só substituir os nomes e SP vira Porto Velho


Proponho aqui um exercício de raciocínio rápido com o texto de Gilberto Dimenstein. Embora tentado a fazer eu mesmo as substituições para mostrar como a situação da campanha paulista se aplica aqui com variações mínimas, prefiro deixar ao leitor a tarefa, já que assim evito choradeiras, queixas, reclamações e eventuais processos. É que os advogados de lá, ao contrário dos daqui, têm mais o que fazer e não ficam entulhando a Justiça Eleitoral com pedidos de direito de resposta por qualquer tostão de mel coado.

Mas o leitor pode avaliar – e divertir-se – com as similaridades. Diz o brilhante articulista da Folha que “o fato de Celso Russomanno ocupar a liderança na disputa à prefeitura é a melhor síntese para mostrar a esculhambação que impera até agora nessa eleição. Afinal, ele é essencialmente um produto de mídia, onde se destacou por tratar de assuntos que pouco têm a ver (ou quase nada a ver) com questões municipais. De certa forma, é a reprodução do efeito Tiririca”.

Eu pergunto: quem é o nosso Tiririca?

- Chegamos a esse ponto – continua ele - por causa, até aqui, de um vazio. A rejeição de Serra, que, segundo o Datafolha, bateu em 38%, é resultado da percepção de que ele, apesar de seu preparo, não está realmente interessado em ser prefeito. É apenas a falta de alternativa à espera de algo melhor.

Eu pergunto de novo: qual dos nossos candidatos está babando para ter de volta uma vaga em Brasília?

Novamente Dimensteim: “Tanto Serra como Russomanno adaptaram seus discursos para ganharem os votos de evangélicos e católicos, trazendo para eleição uma visão atrasada da política. Gabriel Chalita faz campanha pela inovação e moralidade a bordo do PMDB. Fernando Haddad, hoje, é mais lembrado pela foto com Paulo Maluf e parecer um assessor de Lula. Tanto para o PT quanto para o PSDB a cidade é um trampolim - e isso fica visível mesmo para o cidadão comum”.

O articulista afirma que o horário eleitoral tende a mudar os resultados revelados pelo Datafolha. Também esperamos que isso venha a acontecer por aqui porque, ao contrário do que dizia Tiririca, pior do que está sempre pode ficar sim. E muito.
Acautelem-se, ora pois!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ação contra Moraes é vingança das big techs

Ao comemorar como um grande feito o anúncio de eventuais sanções do governo americano contra o Ministro Alexandre de Moraes, o deputado licenciado

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Ex-vereador aplica “coup de force” em senadores e deputados

Poucas vezes vi um “coup de force” tão bem aplicado, nos meus muitos anos de cobertura política. E olha que estou nessa vida há mais de meio século

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Direita aplica Gambito da Rainha em Hugo Motta

Golpe de mestre da direita coloca o presidente da Câmara, Hugo Motta, em uma verdadeira sinuca de bico ao explorar espertamente sua irritação com

Os Partidos políticos e o Poder

Os Partidos políticos e o Poder

A reação indignada que mobiliza os emedebistas todo o estado resulta da insistência do deputado Lúcio Mosquini em aplicar seu perfil coronelista à

Gente de Opinião Domingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)