Segunda-feira, 17 de outubro de 2022 - 09h50

A Igreja Evangélicas
Assembleia de Deus situada na rua Pastor Messias Barbosa, 5400, bairro Lagoa,
realizou neste sábado 15 de outubro de 2022 o “Outubro Rosa”.
Mulheres
jovens e idosas compareceram ao evento, em sua maioria vestidas de roupas cor
de rosa, todas em um só propósito, cuidar do corpo, mas também da mente e da
alma. Para isso foram convidadas palestrantes profissionais da área de saúde e
médicos, enfermeiros e psicólogos para o atendimento local.
“Estamos em um evento onde se faz referência ao
Outubro Rosa, referente ao Câncer de Mama. Estamos com equipes de vários irmãos
ajudando: profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem,
laboratórios e psicólogos. O intuito desse trabalho é tratar não somente o físico,
mas o emocional e, para isso, estamos contando com toda essa rede de apoio
profissional e também das nossas palestrantes. O nosso objetivo aqui não é
outro senão prevenção; explicar os sinais e sintomas do câncer de mama, como
ele se inicia, porque às vezes pensamos que é só um nódulo, mas existem vários
sinais e sintomas. Fizemos cartazes e banners para explicar isso para a
população feminina da nossa igreja.
Temos uma sala de triagem e também uma mesa onde está sendo realizado a
aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também está sendo feito o
exame do colo de útero (famoso Papanicolau), e a solicitação de mamografia nos
casos que apresentarem alteração. Já atendemos nesse momento até pessoas com
problemas psiquiátricos e fizemos encaminhamento à psiquiatria”, pontua a
médica clínica geral, Talita Araújo.
A
palestrante, psicóloga Katiuscia Carvalho Santana, em entrevista diz: “Meu tema
fala da “Saúde emocional da mulher”. Por mais que somos cristãs, servas de Deus,
podemos estar padecendo de algumas questões da nossa saúde emocional ou mental.
Falei na palestra da importância de se conhecer, estar atenta aos sinais de que
se algo não está bem na nossa vida, precisamos buscar ajuda espiritual, mas
também de profissionais, e a importância de se valorizar a nossa saúde mental, que
não é separada da saúde física. Se não estamos bem emocionalmente, isso reflete
em todas as outras áreas da nossa vida. Gostei muito do evento, muito grande, muitas
mulheres, elas sempre atentas, prestando atenção, e é muito importante o
retorno que a gente sente delas”.
“Com minha atividade profissional eu estimulo a mulher a cuidar do seu corpo, a cuidar da sua saúde, a prestar atenção naquilo que Deus deu para ela, que são os seus dons e talentos. Os dons e talentos podem serem usados na casa de Deus quando ela tem a prevenção de sua saúde em dia. Vim estimulá-las a fazerem exames preventivos de saúde, a aprender a fazer o auto exame da mama, reconhecer o seu corpo, os sinais e sintomas que deveriam estar dizendo que tem alguma coisa alterada e buscar atendimento muito precocemente. Quando a mulher faz a prevenção isso responde por sinais que elas se amam, mostra que ela tem valorização para o que Deus deu para elas, para sua família e para o serviço ao Mestre. Esse é o serviço que prestamos a Deus enquanto profissionais, servas do Senhor”. A Enfermeira aconselha: Não deixe de fazer seus exames de rotina e todos os meses o auto exame das mamas; debaixo de um cuidado você pode observar seu corpo, palpando seus seios como nós orientamos e também uma vez por ano, ir ao médico fazer o preventivo onde serão avaliadas se há alterações nas células e receber orientação para os cuidados necessários. O descuido pode deixar fragilizada sua saúde você poderá perder benções de Deus, dificuldade em servi-lo e não poderá cooperar na obra, fazer o serviço de Deus. Então o convite é fazer prevenção e examinar o corpo constantemente, ressalta a palestrante, Enfermeira Sônia Carvalho de Santana.
Segundo a
palestrante psicóloga e gerente do Banco do Brasil em Presidente Médici, Ester
Fagundes, “para alcançar a saúde espiritual vai depender do estilo de vida que
você adota, teu estilo de vida vai refletir na tua saúde espiritual e física”.
A psicóloga agradeceu: “Estar aqui é algo grandioso e de grande
responsabilidade. Agradeço a Deus, à Coordenadora irmã Ivonete, ao pastor
Nelson e às irmãs da UFADVEL pela confiança que nos concede de estarmos hoje
neste evento”.
“Nosso
tema: Amada, desejo que te vá bem. 3
João 1:2, tratou sobre a saúde física, mental e espiritual da mulher. Tem sido
uma benção; vimos que muitas mulheres ficaram atentas a tudo que foi colocado e
não se dispersaram. Só perdeu quem não
veio”, finaliza a Coordenadora da UFADVEL, Ivonete Luchtenberg.
O evento
foi concluído com sucesso e foram realizados aproximadamente 339 atendimentos
de médicos, enfermagem, psicologia e exame preventivo do colo do útero.

Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O veículo, adquirido por meio de Termo de Fomento 832/2025/PGE-SEAS, vai ampliar as ações do Projeto Saber Pescar – Melhorando Vidas, idealizado e c

“Juntos, podemos reconstruir essa história.” A frase, simples, mas carregada de esperança, resume a campanha solidária criada por amigos e familiare

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)