Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025 - 11h46

O Carnaval começa oficialmente
em março. Porém, a folia já está a todo vapor com os bloquinhos que
acontecem neste mês de fevereiro.
Para quem quer aproveitar a folia
com responsabilidade, é sempre bom sanar todas as dúvidas relacionadas à
saúde: beijar mais de uma pessoa aumenta o risco de contrair IST? Beber muita
água evita a ressaca? Pode misturar cerveja com energético? Glitter causa
alergia?
Quem esclarece o que é mito e o
que é verdade é Glauce Anne Cardoso, infectologista e docente curso de
medicina do Centro Universitário São Lucas – Porto Velho І Afya. Segundo ela,
quem deseja aproveitar ao máximo o Carnaval, sem intercorrências de saúde, precisa
tomar alguns cuidados básicos.
Confira o que é mito ou verdade sobre a saúde no Carnaval

1) Beijar várias pessoas diferentes aumenta o risco de contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)?
Mito. Beijar várias pessoas diferentes não aumenta o risco de ISTs. As Infecções Sexualmente Transmissíveis ocorrem durante relação sexual. Porém, beijar várias pessoas diferentes aumenta o risco de transmissão de herpes labial.
2) Beber grandes quantidades de água antes de consumir álcool ajuda a prevenir a ressaca?
Mito. Beber água antes não previne ou alivia a ressaca, mas ajuda a diminuir os efeitos da desidratação do corpo de uma pessoa que consumiu bebida alcoólica. Ao ingerir bebidas alcoólicas, a pessoa acaba perdendo muito líquido do corpo, então, ingerir água reduz um pouco os sintomas da ressaca, mas não previne.
3) Existe alguma forma de “limpar” o organismo mais rápido após o consumo excessivo de bebida alcoólica?
Mito. Não tem nada que possa ser feito. A metabolização hepática do álcool é a responsável pelos sintomas do mal-estar da ressaca. Não há remédio ou substância que ajuda nesse sentido.
4) Comer em barraquinhas de rua durante a folia aumenta o risco de infecção alimentar? O que observar antes de consumir?
Mito. Comer em barraquinhas não aumenta o risco de infecção alimentar se o ambiente tem as condições de higiene. É importante observar a limpeza do local e se usam luvas para preparação de alimentos. Porém, se os produtos estão expostos o dia inteiro, sem o adequado armazenamento, isso pode aumentar a chance de contaminação.
5) É verdade que sair gripado para aproveitar o Carnaval pode facilitar a transmissão do vírus para outras pessoas, no bloco?
Verdade. Se você está gripado, pode transmitir muito facilmente para as pessoas que estão próximas, principalmente se for abraçar alguém, dividir copo ou beijar. O ideal, quando se está́ gripado, é não sair de casa. Se sair, use máscara.
6) Usar glitter e sprays coloridos pode causar alergias ou problemas respiratórios?
Verdade. Usar glitter e tinta para a face podem causar alergias, sim, principalmente em pessoas que têm pele mais sensível ou dermatite atópica, que é uma hipersensibilidade da pele. Prefira os biodegradáveis e evite esfregar a pele na hora de remover. Maquiagem leve e de qualidade! Opte por produtos não comedogênicos e sempre remova tudo antes de dormir.
7) Tomar energéticos misturados com bebidas alcoólicas pode ser perigoso para a saúde?
Verdade. Misturar álcool e energético pode aumentar a chance de arritmia cardíaca e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), derrame, como é mais conhecido. Quanto mais bebidas do gênero você consome, o risco aumenta.
8) O calor intenso e a exposição prolongada ao sol podem causar desidratação e insolação?
Verdade. A principal maneira de prevenir é bebendo bastante água e aplicando protetor solar. Se passar o dia na rua, lembrar de reaplicar várias vezes o protetor.
9) É possível contrair IST apenas com o contato com fluidos como saliva e suor durante a folia?
Mito. Beijo, suor ou saliva não transmitem IST, como sífilis, hepatite e HIV. Outros fluidos como sêmen e fluidos vaginais podem transmitir infecções. Durante as relações a melhor maneira de se proteger é com o uso do preservativo, incluindo no sexo oral.
Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
“Abraço na comunidade” leva informação e acolhimento a escolas de Porto Velho
O projeto “Abraço na Comunidade”, de prevenção à violência doméstica, levou palestras a duas unidades de ensino da capital. No dia 25, a atividad

Fotógrafo Rosinaldo Machado tem obra premiada em mostra nacional sobre os anos 1980
O fotógrafo Rosinaldo Machado, um dos profissionais de imprensa mais conceituados do antigo território de Rondônia, é o único repórter fotográfico d

O Senac Rondônia celebrou, na tarde da última quarta-feira, 27 de maio, seus 50 anos de atuação no estado durante um café comemorativo realizado na

Prefeitura de Porto Velho reforça importância da adoção e fortalece Serviço Família Acolhedora
Celebrado em 25 de maio, o Dia Nacional da Adoção reforça a importância das políticas públicas voltadas à garantia do direito de crianças e adolescent
Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)