Segunda-feira, 21 de novembro de 2022 - 17h37

De 28 de novembro a 8 de dezembro, os cristãos de Humaitá (AM) e região,
estarão mais uma vez reunidos, para celebrar a devoção a padroeira do
município, Nossa Senhora Imaculada Conceição.
A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição, vem desde os primeiros
instantes que o fundador da cidade, José Francisco Monteiro desembarcou na
comunidade, em 15 de maio de 1869.
Já nos primeiros dias na Terra da Mangaba, o seu fundador mandou
construir uma capela, que foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição, ao qual
era grande devoto. Para o historiador e escritor Raimundo Neves de Almeida
(Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá), “... a obra pode ser
considerada a pedra fundamental do povoado, que deu origem ao município de
Humaitá”.
A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição não é apenas uma
manifestação de respeito e gratidão da população católica a padroeira de
Humaitá, sim, um momento que está enraizado no contexto histórico do município,
há 146 anos.
A Festa da Padroeira, como é popularmente conhecida é o evento que reúne
o maior número de pessoas, oriundas de vários municípios do Amazonas e de
outros estados da região norte do Brasil.
Este ano, com o tema principal, ‘A ALEGRIA DE SERVIR NA MISSÃO COM
MARIA’, moradores e visitantes de diversas cidades da região, durante nove
dias, vão acordar cedo para rezar e agradecer a santa padroeira, durante Terço
de Penitência, seguido da Santa Missa.
Todos as noites, após as celebrações eucarísticas a festa continua na
Quadra da Matriz, onde acontecerá a Festa Social.
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
05h30 - Terço de Penitência seguido da Santa Missa
11h30 – Ofício de Nossa Senhora
15h – Terço da Divina Misericórdia
17h30 –Terço Mariano
19h30 – Santa Missa/Novena
20h45 – Festa Social/ Leilão presencial e virtual e venda de comidas
típicas.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
“Juntos, podemos reconstruir essa história.” A frase, simples, mas carregada de esperança, resume a campanha solidária criada por amigos e familiare

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)