Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024 - 14h23
Cinco crianças que estavam na Unidade de Acolhimento Lar do Bebê foram transferidas recentemente para o Serviço Família Acolhedora da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho. Na quarta-feira (18), um bebê que estava no Serviço de Acolhimento Familiar foi encaminhado para sua família definitiva na modalidade de adoção. Atualmente 17 crianças estão no Serviço Família Acolhedora em Porto Velho.
O Serviço Família Acolhedora (SAF) em Porto Velho foi criado e regulamentado pela Lei nº 2.551, de 7 de dezembro de 2018. O projeto-piloto começou em 2017, tornando Porto Velho a primeira capital da região Norte a implantar o serviço. A iniciativa tem se destacado por seus resultados positivos e é considerada um modelo para outros municípios.
O Serviço Família Acolhedora da Assistência Social da Prefeitura de Porto Velho visa oferecer um ambiente familiar e acolhedor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Este serviço é destinado a crianças e adolescentes que foram resgatados de seus lares devido a violações de direitos ou situações de violência, e que necessitam de um ambiente seguro enquanto aguardam o retorno ao convívio familiar ou a adoção. O objetivo é garantir a proteção e individualidade das crianças e adolescentes, proporcionando um lar temporário e evitando o encaminhamento para uma instituição.
Desde que foi implantado, há cinco anos, com o slogan: “O acolhimento é temporário, o amor é para vida toda”, a Família Acolhedora já transformou 40 vidas de crianças e adolescentes, que saíram de ambiente institucional para serem acolhidas em casas de famílias que decidiram doar amor e cuidado e entraram nesse projeto em prol de espalhar a solidariedade humana. O serviço se estendeu tanto que até a zona rural, oito famílias também foram habilitadas para receberem crianças em seu seio familiar.
Para a gerente do serviço Família Acolhedora, Magda de Sá, é essencial parabenizar toda a equipe responsável por fazer de Porto Velho, a primeira capital da região Norte a avançar nesse serviço, a ter um serviço consolidado. Ela também aproveitou a ocasião para agradecer as famílias que se propuseram a participar desse grande ato de amor.
Para se candidatar a família acolhedora, é necessário:
- Ter mais de 21 anos
- Residir no município de Porto Velho há mais de dois anos
- Comprovar renda
- Ter concordância de todos os membros da família
- Apresentar atestado de sanidade física e mental
- Não ter pendências com a justiça e nem com órgãos de garantias de direitos
- Participar dos cursos de capacitação
O cadastro pode ser feito no Portal de Serviços da Prefeitura. Para mais informações, pode-se entrar em contato com a Semasf pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (69) 98473-6021, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para tentar amenizar os custos de um tratamento bem invasivo de sua esposa Naiara Vieira, 37 anos, o Jornalista e Assessor de Comunicação, com 24 an
ALE/RO homenageia os 50 anos de Missão Marcelina em Rondônia
Neste ano de 2025, comemora-se o cinquentenário da Missão Marcelina em Rondônia. Em comemoração a este marco, o deputado estadual Alan Queiroz (Pode
Prefeitura de Porto Velho realiza programação especial em homenagem às mães atípicas
Com o tema “Mãe Atípica: Agora é sobre você” e o subtema “A política pública, quando nasce do cuidado, pode ser o nosso porto seguro”, a Prefeitura de
Uma das políticas públicas do governo do estado, que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas ou famílias em situação vulnerável, completa 4