Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Fraternidade Feminina realizará encontro paralelo ao II Encontro de Grão-Mestres em Rondônia


Fraternidade Feminina realizará encontro paralelo ao II Encontro de Grão-Mestres em Rondônia - Gente de Opinião

Enquanto os Grão-Mestres da Região Norte e Nordeste se reúnem em Porto Velho para discutir os rumos da maçonaria brasileira, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (FRAFEM) também terá um papel de destaque. A capital de Rondônia sediará, paralelamente, o VIII Encontro da Fraternidade Feminina de Rondônia, evento que reunirá mais de 100 fraternas com o objetivo de debater o fortalecimento da entidade, seus desafios e o papel social exercido pelas esposas de maçons em todo o país.

O encontro contará com a presença da presidente nacional da FRAFEM, Virginia Montagnana, e terá como anfitriã a presidente da FRAFEM em Rondônia, Maria Aparecida (Cida), que tem se destacado por sua atuação nas ações sociais e no apoio institucional à maçonaria no estado.

A Fraternidade Feminina é uma entidade paramaçônica, composta por esposas de maçons, que atua de forma voluntária em projetos de cunho social, beneficente e educativo. Em todo o Brasil, a FRAFEM desenvolve atividades que vão desde o atendimento a comunidades carentes, campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos e apoio a instituições de acolhimento.

Para o Grão-Mestre do GOB Rondônia, Claudenilson Alves, o encontro das fraternas é um reforço importante à missão maior da maçonaria: “A Fraternidade Feminina é um pilar essencial na atuação maçônica. São mulheres engajadas, comprometidas e sensíveis às necessidades da sociedade. Ter a presença de mais de cem fraternas debatendo o fortalecimento de suas ações é motivo de grande orgulho para todos nós”, destacou.

Já a presidente nacional da FRAFEM, Virginia Montagnana, ressaltou o simbolismo e a importância da realização do evento em Rondônia. “A FRAFEM é o coração social da maçonaria. Estar aqui, em um estado tão acolhedor, com mulheres tão dedicadas, é fortalecer ainda mais nossa rede de solidariedade. Vamos trocar experiências, planejar ações conjuntas e fortalecer os laços que unem a fraternidade em todo o Brasil”, afirmou.

A programação do VIII Encontro da FRAFEM inclui palestras, rodas de conversa, oficinas temáticas e momentos de integração. O evento é considerado um marco no calendário paramaçônico e reafirma a força das fraternas como parceiras fundamentais da maçonaria no cumprimento de sua missão humanista e transformadora.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Abraço na comunidade” leva informação e acolhimento a escolas de Porto Velho

“Abraço na comunidade” leva informação e acolhimento a escolas de Porto Velho

O projeto “Abraço na Comunidade”, de prevenção à violência doméstica,  levou palestras a duas unidades de ensino da capital. No dia 25, a atividad

Fotógrafo Rosinaldo Machado tem obra premiada em mostra nacional sobre os anos 1980

Fotógrafo Rosinaldo Machado tem obra premiada em mostra nacional sobre os anos 1980

O fotógrafo Rosinaldo Machado, um dos profissionais de imprensa mais conceituados do antigo território de Rondônia, é o único repórter fotográfico d

Senac Rondônia celebra 50 anos com homenagem à trajetória de transformação pela educação profissional

Senac Rondônia celebra 50 anos com homenagem à trajetória de transformação pela educação profissional

O Senac Rondônia celebrou, na tarde da última quarta-feira, 27 de maio, seus 50 anos de atuação no estado durante um café comemorativo realizado na

Prefeitura de Porto Velho reforça importância da adoção e fortalece Serviço Família Acolhedora

Prefeitura de Porto Velho reforça importância da adoção e fortalece Serviço Família Acolhedora

Celebrado em 25 de maio, o Dia Nacional da Adoção reforça a importância das políticas públicas voltadas à garantia do direito de crianças e adolescent

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)