Porto Velho (RO) segunda-feira, 12 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Escoteiros de Rondônia serão homenageados na Câmara Municipal de Porto Velho


Escoteiros de Rondônia serão homenageados na Câmara Municipal de Porto Velho - Gente de Opinião

Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou a Moção de Aplauso nº 002/2025, proposta pelo vereador Everaldo Fogaça (PSD), que homenageia a trajetória de 80 anos do Movimento Escoteiro em Rondônia.

A moção destaca a significativa contribuição social e educativa dos escoteiros e celebra sua notável participação no Jamboree Nacional do Centenário, realizado em 2024 na cidade de Barretos/SP.

Reconhecimento da Trajetória dos Escoteiros

A Moção de Aplauso foi aprovada com base no artigo 133, § 1º, e no artigo 128, inciso II, alínea “a”, da Resolução nº 254/CMPV-91, do Regimento Interno da Câmara Municipal.

A entrega da honraria está agendada para o dia 23 de abril de 2025, durante uma sessão solene no Plenário da Câmara.

Na justificativa da proposta, o vereador Everaldo Fogaça ressaltou a importância histórica do Movimento Escoteiro em Rondônia, que começou em 1945, quando o então Território do Guaporé passou a contar com atividades escoteiras. Desde então, o movimento tem se dedicado à formação de crianças e jovens, promovendo princípios de fraternidade, cidadania, disciplina e respeito ao meio ambiente.

Grande Destaque no Jamboree Nacional

Um dos destaques que motivaram a moção foi a participação dos Escoteiros de Rondônia no Jamboree Nacional do Centenário.

Durante o evento, a delegação de Rondônia formou a maior representação proporcional do Brasil, com 52 jovens e adultos presentes em Barretos/SP.

Este feito expressivo demonstra o comprometimento do estado com os valores do escotismo, mesmo contando com um número menor de inscritos em comparação a outras regiões.

Impacto Social e Educacional

A União dos Escoteiros do Brasil – Região de Rondônia é amplamente reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro e desempenha um papel essencial na educação não formal e na formação cidadã.

O escotismo tem impactado positivamente a vida de milhares de jovens ao longo de suas oito décadas de atuação, proporcionando experiências que desenvolvem cidadãos conscientes e engajados na transformação social.

A aprovação da Moção de Aplauso nº 025/2025 representa um justo e merecido reconhecimento ao trabalho dos Escoteiros de Rondônia, valorizando sua dedicação e legado em prol da juventude.

O escotismo não apenas incute valores cívicos, mas também inspira os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com o programa “Mamãe Cheguei”, governo de RO acolhe mulheres vulneráveis no momento mais sublime de suas vidas

Com o programa “Mamãe Cheguei”, governo de RO acolhe mulheres vulneráveis no momento mais sublime de suas vidas

Na fase mais sublime e sensível da mulher que se aproxima da maternidade, o governo de Rondônia está presente, por meio da Secretaria de Estado da M

Conheça Rafaela, uma mãe atípica que conta com o apoio da Prefeitura para os cuidados com o filho diagnosticado com TEA

Conheça Rafaela, uma mãe atípica que conta com o apoio da Prefeitura para os cuidados com o filho diagnosticado com TEA

Mãe é um ser incrível e divino, que além de gerar filhos, é capaz dos maiores sacrifícios por eles. Ser mãe é vivenciar uma experiência de muito amor

Mães que inspiram: Rede de mães atípicas transforma amor, dor e coragem em empreendedorismo

Mães que inspiram: Rede de mães atípicas transforma amor, dor e coragem em empreendedorismo

No Dia das Mães, histórias reais mostram como o cuidado com filhos com deficiência se transforma em força para criar, vender e sonharO Dia das Mães c

Histórias de mães atípicas que incentivam os filhos a conquistarem os seus sonhos

Histórias de mães atípicas que incentivam os filhos a conquistarem os seus sonhos

Ser mãe é enfrentar desafios todos os dias, mas também é um grande sentido para a vida. Elas sofrem, choram, torcem, aconselham, se preocupam, mas, ac

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)