Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Deputada Mariana Carvalho declara apoio ao PL Lucas Santos contra o ataque de haters a crianças e adolescentes


Mariana recebeu a cantora Walkyria Santos, mãe de Lucas que foi vítima de ataques pela internet - Gente de Opinião
Mariana recebeu a cantora Walkyria Santos, mãe de Lucas que foi vítima de ataques pela internet

A cantora paraibana Walkyria Santos, conhecida em todo Brasil por seu trabalho solo e com a Banda Magníficos, se tornou um símbolo na luta por uma legislação que visa combater a ação de haters contra crianças e adolescentes nas redes sociais. Ela perdeu o filho de apenas 16 anos, vítima de suícidio após uma enxurrada de comentários preconceituosos e carregados de ódio por causa de um vídeo que foi postado por ele no Tik Tok, aplicativo que é uma febre entre os jovens.

Nesta semana, apenas uma após a morte do filho, Walkyria reuniu forças e foi a Brasília lutar pela aprovação de uma lei contra o chamado cyberbullying, para punir os haters. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Julian Lemos (PB) e ganhou o apoio de parlamentares de diversos estados e partidos.

De Rondônia, a deputada Mariana Carvalho garantiu seu apoiamento à causa e a um pedido de urgência para que o projeto seja votado o quanto antes. O PL Lucas Santos (PL 2699/21) prevê a criminalização da prática de ‘haters’ no mundo virtual, com pena de um a quatro anos de prisão, além de multa, para quem disseminar ódio ou proferir comentários discriminatórios que causem danos à integridade psíquica da criança e do adolescente.

“Recebi a Walkyria em meu gabinete. O que ela está passando é de partir o coração, vivendo a dor do luto e da saudade de seu filho de apenas 16 anos. Sua história comoveu a mim e a todo o Brasil e precisamos fazer algo”, afirmou a deputada.

Mariana lembra que atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a terceira causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil. “O bullyng, a perseguição nas redes, os discursos de ódio, tudo isso tem afetado os nossos jovens”, ressaltou.

A parlamentar destaca que o Parlamento tem o dever de agir e construir uma legislação no sentido de conter esse tipo de situação. “Isso não pode ficar assim e não pode continuar se repetindo. Precisamos dar um basta e uma resposta à Walkyria, pelo Lucas, e a todos que já foram vítimas desses ataques de ódio pela internet”.

O pedido de urgência para que o PL entre na pauta de votações da Câmara deve ser votado nos próximos dias.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Cidadã encerra edição especial no Baixo Madeira com quase 6 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas

Rondônia Cidadã encerra edição especial no Baixo Madeira com quase 6 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas

O governo de Rondônia concluiu, na quarta-feira (1º), a edição especial do programa Rondônia Cidadã nas comunidades do Baixo Madeira. Realizada entr

Zico entra em campo com a LBV em campanha pela infância brasileira

Zico entra em campo com a LBV em campanha pela infância brasileira

Fazer do Brasil campeão é o que desejam os brasileiros. Por isso, mais uma vez, a Legião da Boa Vontade (LBV) também entra em campo com seu time sol

Prefeitura fortalece ações contra o trabalho infantil e leva assistência às comunidades do Baixo Madeira

Prefeitura fortalece ações contra o trabalho infantil e leva assistência às comunidades do Baixo Madeira

A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social de Porto Velho (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Secretaria de Estado

APRAMAR recebe Veículo Unidade Móvel para fortalecer a oferta de cursos gratuitos itinerantes em Porto Velho

APRAMAR recebe Veículo Unidade Móvel para fortalecer a oferta de cursos gratuitos itinerantes em Porto Velho

O veículo, adquirido por meio de Termo de Fomento 832/2025/PGE-SEAS, vai ampliar as ações do Projeto Saber Pescar – Melhorando Vidas, idealizado e c

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)