Quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 14h35

Uma coletiva de imprensa convocada pela prefeitura de Porto Velho impulsionou a campanha Declare Seu Amor na capital. Com a presença do coordenador da infância e do Idoso do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Isaias Fonseca, além do prefeito Léo Moraes, o programa pioneiro do TJRO ganhou ainda mais fôlego com a adesão do município.
Durante a conversa com os jornalistas, foi esclarecido como funciona a campanha que destina o percentual de 6% do imposto de renda para os fundos da infância e do idoso, uma forma de manter os recursos que obrigatoriamente vão para a União por meio do Imposto de Renda, a permanecer em no Estado ou nos municípios.
O montante destinado aos fundos pode ser empregado em projetos sociais relevantes como o da ong Observatório Socioambiental, do distrito Mutum Paraná, que atende crianças com aulas de balé, futebol, judô, no contraturno da escola. “Já recebemos recursos do fundo para o projeto Moldando Talentos. Isso impacta não só as crianças, mas também os familiares”, contou Jeane Cabral Fonseca, diretora da associação.
O potencial de arrecadação de Porto Velho é de mais de 44 milhões, mas no ano passado cerca de 460 mil foram destinados aos fundos.
“Hoje o protagonismo é da prefeitura de Porto Velho, que abraçou essa campanha do tribunal por entender que os benefícios são para as crianças e idosos do município”, observou Isaias Fonseca.
“Porto velho é uma cidade generosa, que costuma estender a mão para quem precisa e não vai ser diferente neste momento tão desafiador, tão necessário em assistir as nossas crianças e os nossos idosos”, pontuou Leo Moraes

Ariquemes
Em Ariquemes um evento com cerca de 100 pessoas marcou o lançamento da campanha edição 2026, no auditório do Centro de Empreendedorismo do município, no dia 9 de abril.
Também foi destacado o IV Concurso Declare Seu Amor 2026, cujo objetivo é premiar os contadores que se destacam em destinar recursos ao Fundo da Infância. Outra modalidade inovadora, pelo segundo ano foi lançada também a bonificação em voucher para um dia de lazer ao Contribuinte que destinar ou doar ao fundo.

Além do desembargador Isaias da Fonseca, o evento contou com a participação do juiz da Vara da Infância de Ariquemes José Oliveira Barros, o presidente do CRC /RO Jair Bevilaqua, representante do Legislativo Municipal Filipe Rosique, o vice Prefeito André Rosseto, comandante Geral da Policia Militar Rodinei Pogere e do bombeiro militar Odoni Lopes, a contadores e demais autoridades.
A assistente social gestora do Fundo da Infância do município, Maria Neuza Gomes, ressaltou a importância de apoiar a causa. “Acreditamos na força da transformação desta Campanha Declare Seu Amor. A frase de impacto sempre será: Faça a Diferença, Seja a Diferença, afinal você pode escolher onde seu imposto salva vidas”, defendeu.
O potencial de arrecadação de Ariquemes é de mais de 4,5 milhões. No ano passado, graças ao concurso, a destinação teve grande impulso, cerca de 542 mil reais.
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
“Abraço na comunidade” leva informação e acolhimento a escolas de Porto Velho
O projeto “Abraço na Comunidade”, de prevenção à violência doméstica, levou palestras a duas unidades de ensino da capital. No dia 25, a atividad

Fotógrafo Rosinaldo Machado tem obra premiada em mostra nacional sobre os anos 1980
O fotógrafo Rosinaldo Machado, um dos profissionais de imprensa mais conceituados do antigo território de Rondônia, é o único repórter fotográfico d

O Senac Rondônia celebrou, na tarde da última quarta-feira, 27 de maio, seus 50 anos de atuação no estado durante um café comemorativo realizado na

Prefeitura de Porto Velho reforça importância da adoção e fortalece Serviço Família Acolhedora
Celebrado em 25 de maio, o Dia Nacional da Adoção reforça a importância das políticas públicas voltadas à garantia do direito de crianças e adolescent
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)