Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Minicursos e oficinas fortalecem qualidade no atendimento e o roteiro turístico em Rondônia


Minicursos e oficinas buscam fomentar o turismo em todas as regiões de Rondônia - Gente de Opinião
Minicursos e oficinas buscam fomentar o turismo em todas as regiões de Rondônia

Com o objetivo de qualificar profissionais, dos setores público e privado do Turismo, foi iniciada esta semana, em Cacoal, uma série de minicursos e oficinas voltada à capacitação turística.  A capacitação tem como foco a “Qualidade no Atendimento”, o “Marketing Digital”, as “Políticas Públicas para o Turismo Municipal” e também os “Roteiros Turísticos”.

A ação realizada pelo Governo de Rondônia também prevê para as próximas semanas, novas capacitações também nos municípios de Vilhena, Ouro Preto D’Oeste, Costa Marques, Ariquemes e Candeias do Jamari, com atuação da Superintendência Estadual de Turismo (Setur)

“O Governo de Rondônia está buscando a descentralização e a regionalização das políticas públicas, despertando o interesse dos rondonienses para o turismo local, dentro do nosso Estado que tem grande potencialidade e atrativos”, destacou Willian do Carmo, coordenador de Turismo da Setur.

Segundo ele, este objetivo está sendo alcançado, com a participação e engajamento de diversos agentes.   “Estamos atingindo esse objetivo, porque o Governo do Estado está fazendo a distribuição de competências a partir de um consenso entre todos agentes que fomentam o setor, como a iniciativa privada, o poder público e toda a comunidade que busca opções e oportunidades de fazer turismo em Rondônia”, completou.

O casal de aposentados, Cleide Caetano e Dorvino Sales, possui um museu de documentos e artefatos antigos, na área rural de Cacoal, na RO-471, sentido Ministro Andreazza. O casal fez questão de participar da capacitação oferecida, pois o museu já se tornou um grande atrativo turístico na região.

Capacitação turística será oferecida, por meio da Setur, em vários municípios do Estado

“Essa iniciativa da Setur é bastante interessante, pois a gente precisa e quer ampliar a visibilidade, para poder se destacar. Queremos que o nosso Estado seja referência turística para o Brasil e para o mundo e esses cursos são necessários. Eles nos atentam para detalhes, que muitas vezes, deixamos passar despercebido. Nós entendemos, enquanto Museu de Memórias – Família Sales e Caetano, que estamos contribuindo para a Educação, Cultura e Turismo”, enfatizou Cleide Caetano.

Em Cacoal, a capacitação proposta pelo Governo de Rondônia atraiu representantes da iniciativa pública e privada, de Cacoal, Presidente Médici, Pimenta Bueno e também de Nova Brasilândia D’Oeste. Após a conclusão da capacitação em Cacoal, prevista para esta quarta-feira (1º), a equipe da Setur, composta também pelas turismólogas Márcia Paiva e Roneide Paiva e pelo analista de Marketing, Ângelo Oliveira, segue para Rolim de Moura onde serão realizadas os mesmos cursos e oficinas.

Os minicursos e oficinas serão ministrados na Câmara de Vereadores do Município, com início às 14h. Vale ressaltar que as capacitações são gratuitas e destinadas a qualquer um que desempenha ou que tenha interesse em desenvolver o turismo local e as inscrições ainda podem ser feitas de forma online.

Para as próximas semanas, já estão previstas pelo Governo de Rondônia, por meio da Setur, a realização de novas capacitações também nos municípios de Vilhena, Ouro Preto D’Oeste, Costa Marques, Ariquemes e Candeias do Jamari.

Mais Sobre Turismo Regional

Sebrae em Rondônia participa de primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo

Sebrae em Rondônia participa de primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo

Na manhã desta quarta (22) foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Rondônia (Consetur), órgão de governança da

Processo licitatório do Complexo da EFMM acontece nesta sexta-feira

Processo licitatório do Complexo da EFMM acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (24), às 11h, no auditório do Prédio do Relógio, a abertura do processo licitatório para a concessão do Complexo da Estra

Lago do Cuniã deve receber ação do Conetur para fortalecer empreendedorismo local

Lago do Cuniã deve receber ação do Conetur para fortalecer empreendedorismo local

O Lago do Cuniã está distante cerca 70 quilômetros da sede do município de Porto Velho e abriga um grande patrimônio de fauna e flora, tendo grande

Prefeitura e Santo Antônio Energia entregam píer da Vila de Nova Teotônio

Prefeitura e Santo Antônio Energia entregam píer da Vila de Nova Teotônio

Na manhã de sexta-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a empresa Santo Antônio Energia, entregou aos moradores da comunidade Vila